Home Ultimas Notícias Jornal Frances afirma que Bolsonaro semeia a discórdia e preocupa mercados financeiros

Jornal Frances afirma que Bolsonaro semeia a discórdia e preocupa mercados financeiros

4 min ler
0

“Três meses após sua chegada, Bolsonaro decepciona” é o título de uma matéria publicada pelo jornal Les Echos nesta sexta-feira (29).

Les Echos enumera os problemas causados pelo presidente que, segundo a matéria, começam com o fracasso do pesselista em consolidar uma coalizão para colocar seu programa de governo em ação. O jornal destaca que Bolsonaro não consegue nem mesmo acertar os ponteiros com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, até então um importante aliado.

Para Maia, o pesselista está “brincando de presidir”, enquanto a reforma da previdência, uma promessa de campanha de Bolsonaro para reduzir a vulnerabilidade orçamentária do Brasil, continua em suspenso, destaca o jornal. Para piorar a situação, reitera Les Echos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ameaça jogar a toalha se não obtiver apoio suficiente para aprovar a reforma que visa uma economia de mais de R$ 1 trilhão.

Resultado: o Banco Central reduziu de 2,4% para 2% a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019, queda na Bolsa de Valores de São Paulo e o dólar ultrapassando a barreira dos R$ 4 na quinta-feira (28).

Europa deixou de ser prioridade para o Brasil

Na cena diplomática, Bolsonaro cumpre seus engajamentos de campanha, aproximando-se dos Estados Unidos e de Israel, embora a promessa do presidente de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém não deva acontecer, destaca Les Echos. Já a Europa deixou de ser uma prioridade para o Brasil, com exceção da Itália, da Polônia e da Hungria, “em razão das afinidades políticas com o governo Bolsonaro”, publica o diário.

Mesmo diante da queda de popularidade do pesselista, de 67% para 51% em três meses de governo, Bolsonaro não dá trégua às polêmicas. A mais recente é a ordem do presidente para que as Forças Armadas comemorem os 55 anos do Golpe Militar de 31 de Março de 1964, com a justificativa de que não houve ditadura militar no Brasil, “apesar dos relatórios oficiais do Estado brasileiro sobre a morte de mais de 400 pessoas em 21 anos de regime militar”, sublinha a matéria. “Os investidores não precisavam de mais esse escândalo”, conclui o jornal Les Echos.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…