Home Juara Juara e mais 21 municípios estão na lista prioritária de combate ao desmatamento em MT

Juara e mais 21 municípios estão na lista prioritária de combate ao desmatamento em MT

3 min ler
0

Na última quinta-feira (9), o Diário Oficial da União (DOU) publicou uma lista que inclui 22 municípios de Mato Grosso como prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento na Amazônia. Com um total de 70 municípios na lista, Mato Grosso se destaca como o segundo estado com o maior número de localidades, ficando atrás apenas do Pará, que conta com 26 municípios nessa condição. Outros estados que integram a lista são Acre (5), Amazonas (9), Rondônia (6) e Roraima (2).

A atualização periódica dessas listas ocorre com a entrada ou regresso de municípios do Bioma Amazônia como prioritários para as medidas de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento.

Segue a lista dos 22 municípios de Mato Grosso que passam a integrar as ações de controle do desmatamento florestal: Apiacás, Aripuanã, Bom Jesus do Araguaia, Cláudia, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Querência, Rondolândia, São José do Xingú e União do Sul.

Além desses, nove municípios fazem parte da lista de áreas com desmatamento monitorado e sob controle. São eles: Alta Floresta, Alto Boa Vista, Brasnorte, Confresa, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, São Félix do Araguaia, Tapurah e Vila Rica.

Os critérios para inclusão de municípios nessas listas, de acordo com a portaria nº 161 de 15 de abril de 2020, incluem uma área total de floresta desmatada em 2019 igual ou superior a 80 km², uma área total de floresta desmatada nos últimos três anos igual ou superior a 160 km², e um aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três dos últimos cinco anos. O objetivo é fortalecer as ações de combate ao desmatamento e promover a preservação do bioma amazônico.

Cenário MT

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Vereadora Luciane Bündchen agradece parlamentares federais por recursos destinados a Porto dos Gaúchos

Em uso da tribuna na sessão na noite de segunda-feira, 17 de junho, a vereadora Luciane Bü…