Home Ultimas Notícias Justiça autoriza comércio, mas proíbe academias e missas em Sinop

Justiça autoriza comércio, mas proíbe academias e missas em Sinop

6 min ler
0

A Justiça de Mato Grosso suspendeu parte do novo decreto publicado pela prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PL), liberando o funcionamento do comércio no Município. Na decisão, o juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da 6ª Vara Cível de Sinop, proíbe o funcionamento das academias de ginástica e de práticas esportivas e ainda a realização de missas e cultos.

Ele acolheu, em parte, os pedidos formulados pelo Minstério Público Estadual (MPE) e pela Defensoria Pública, numa ação civil pública com pedido de liminar para tornar sem efeitos o decreto municipal nº 73/2020, publicado pela prefeita “flexibilizando de maneira quase absoluta a medida de distanciamento social”. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (9).

Na ação, os autores sustentam que “contrariando a lógica para um município de população superior a 150 mil habitantes, e que não conta com a estrutura mínima para os serviços ordinários de saúde pública, ao final do prazo de 15 dias de proibição do funcionamento do comércio para conter o avanço do coronavírus, a prefeita publicou o novo decreto flexibilizando as medida de distanciamento social”.

Ressaltam que “inexplicavelmente, como quem fecha os olhos para uma realidade cruel, o poder público local autorizou a abertura do comércio em geral, inclusive no que diz respeito a atividades de fácil propagação do vírus, como academias de ginástica, bares e restaurantes, feiras livres e lojas de conveniência”.

Em seu despacho, o juiz Mirko Vincenzo concordou em parte com a argumentação usada pelo MPE e pela Defensoria. Ele, no entanto, manteve o funcionamento do comércio em geral com a observância de todas as recomendações do Ministério da Saúde e as previstas nos incisos I ao IV, VII, VIII e IX, do artigo 24 do decreto contestado.

Dessa forma, autorizou o funcionamento de supermercados, mercados e feiras livres devendo manter distância mínima de um metro entre as pessoas, a circulação de no máximo três pessoas por seção, evitar levar crianças e idosos, sem contar com os cuidados básicos de higienização, como uso de máscaras, a disponibilização gratuita de álcool em gel em cada barraquinha ou repartição.

Ainda, permitiu que continuem funcionando os estabelecimentos de gêneros alimentícios, como bares, restaurantes, padarias, conveniências e similares apenas dos serviços de entrega, nas modalidades delivery, de drive thru e de to go, ou seja, retirada dos alimentos no local.

Quanto ao consumo no local, tais estabelecimentos deverão funcionar com apenas 30% de sua capacidade contida no alvará de funcionamento, incluindo as áreas internas e externas. Ainda, deverão funcionar até 22h, no máximo. Casas Lotéricas também podem funcionar sob a fiscalização do Poder Público Municipal.

A prefeita Rosana Martinelli será intimada da decisão para esclarecer, no prazo de três horas, como está a situação de Sinop sobre a implementação das medidas de distanciamento social ampliado e o início da transição para o distanciamento social seletivo, onde o número de casos confirmados não tenha impactado em mais de 50% da capacidade instalada existente antes da pandemia.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…