Home Mundo Laboratório que armazena vírus mortal explode na Rússia

Laboratório que armazena vírus mortal explode na Rússia

2 min ler
0

Um laboratório russoque guardava amostras do vírus da varíola, doença erradicada em 1980 explodiu na última segunda-feira (16). A informação foi divulgada pela direção do próprio laboratório, o Centro Russo de Pesquisa em de Biotecnologia e Virologia (Vector), e repercutiu em veículos de imprensa internacionais, como a rede de notícias CNN.

A varíola foi declarada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1980 e o último foco foi registrado na Somália. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, estima-se que a doençatenha matado 800 milhões de pessoas em 80 anos de existência e é considerada uma das piores doenças infecciosas já vistas.

De acordo com informações divulgadas pelo Vector, o incidente aconteceu durante uma inspeção sanitária e apenas um funcionário se feriu. O cômodo que incendiou, continuou o laboratório, não armazenava nenhum tipo de material biológico e a explosão não comprometeu a estrutura do prédio.

Localizado nas proximidades da cidade de Novosibirsk, maior cidade da Sibéria e a cerca de 3 mil quilômetros de Moscou, Vector foi um dos laboratórios nos quais eram desenvolvidas armas biológicas durante a Guerra Fria, informou a CNN. Além deste, outro laboratório autorizado a armazenar este vírus é o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…