Home Brasil Lava Jato quer afastar Gilmar Mendes de processos contra tucanos

Lava Jato quer afastar Gilmar Mendes de processos contra tucanos

8 min ler
0

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato pediram à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que avalie se deve requerer ao Supremo Tribunal Federal que o ministro Gilmar Mendes não atue mais em casos envolvendo o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB) e Paulo Vieira de Souza, apontado como operador do PSDB.

O documento, enviado nesta quarta-feira (6) à Procuradoria Geral da República (PGR), cita ligações telefônicas de Aloysio Nunes com o gabinete de Gilmar Mendes e com o ex-ministro Raul Jungmann.

Paulo Vieira de Souza e Aloysio Nunes foram alvos da 60ª fase da Operação Lava Jato. O empresário foi preso, investigado por atuar como operador financeiro em um esquema de lavagem de milhões de reais em favor da Odebrecht. A casa do ex-senador foi alvo de mandado de busca e apreensão.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), “em fevereiro de 2019, Aloysio Nunes Ferreira Filho atuou, em interesse próprio e do também investigado Paulo Vieira de Souza, junto ao ministro Gilmar Mendes, valendo-se de relação pessoal com este, para produção de efeitos protelatórios em processo criminal em trâmite na 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo”.

No histórico de conversas telefônicas e mensagens apresentado pelo MPF, há uma conversa de 11 de fevereiro do advogado José Roberto Figueiredo Santoro com o ex-senador.

José Roberto Figueiredo Santoro: “Caríssimo você falou com nosso amigo?”
Aloysio Nunes: “Falei. Resposta vaga: sim, já estou sabendo… Compreensível dadas as circunstâncias.”
José Roberto Figueiredo Santoro: “Vc é um anjo.”
De acordo com o MPF, o trecho indica que Nunes “havia conversado, ao que tudo indica, com o Ministro Gilmar Mendes”.

No mesmo dia, o documento mostra que Aloysio Nunes fez ligações e recebeu telefonemas do gabinete de Gilmar Mendes.

Paralelamente, o ex-senador também trocou telefonemas e mensagens com Raul Jungmann. O pedido do MPF descreve as mensagens:

Aloysio Nunes: “Falei”.
Raul Jungmann: “E?!?!”
Aloysio Nunes: “Vago, cauteloso, como não poderia ser diferente.”
Segundo o MP, dois dias depois, no dia 13 de fevereiro, o advogado José Roberto Figueiredo Santoro informou o ex-senador por mensagem de celular que “o ministro Gilmar Mendes deferiu o habeas corpus nº167727, em que figurava como interessado Paulo Vieira de Souza, afilhado político de Aloysio Nunes Ferreira Filho”.

Na oportunidade, Gilmar Mendes determinou o reinício da coleta de provas em um processo de Paulo Vieira de Souza.

O documento mostra que, no dia seguinte, Nunes e Jungmann trocaram mensagens:

Aloysio Nunes: “Nosso causídico é foda!”
Raul Jungmann: “Sr de escravos..”
De acordo com os procuradores, as conversas evidenciam “a interferência de Aloysio Nunes Ferreira Filho, em interesse próprio e do também investigado Paulo Vieira de Souza, junto ao Ministro Gilmar Mendes, valendo-se de relação pessoal com este, para produção de efeitos protelatórios em processo criminal em trâmite na Justiça Federal de São Paulo”.

O MPF destaca no pedido que a “gestão junto a Gilmar Mendes” não foi feita pelo advogado, mas pelo ex-senador Aloysio Nunes.

“De forma muito mais acintosa, o contato foi feito pelo próprio investigado da Operação Lava Jato, Aloysio Nunes Ferreira Filho, com o E. Ministro do Supremo Tribunal Federal”.

O que dizem os citados
O gabinete de Gilmar Mendes informou que o ministro não vai se pronunciar sobre o documento. Informou, também, que se manifestará no processo caso haja algum questionamento ou pedido de suspeição.

Segundo o gabinete do ministro, a decisão que beneficiou Paulo Vieira de Souza foi derrubada pelo próprio ministro da semana passada diante de informações prestadas pela Justiça de São Paulo.

A assessoria de Aloysio Nunes Ferreira declarou que ele não vai se manifestar até se informar sobre os fatos.

O ex-ministro Raul Jungmann declarou que o papel dele no caso se resume a atender ao pedido de Aloysio Nunes e dar a ele o telefone de Gilmar Mendes.

O G1 tenta contato com os demais citados.

‘Ad Infinitum’
Nas investigações da 60ª fase da Lava Jato, batizada de ‘ad infinitum’, os procuradores da força-tarefa identificaram que a Odebrecht transferiu, em 2007, € 275.776,04 para uma conta de Paulo Vieira de Souza.

A apuração identificou que, no mês seguinte à transferência, foi emitido um cartão de crédito em nome de Aloysio Nunes Ferreira, vinculado à conta de Paulo Vieira de Souza. O banco foi orientado a entregar o cartão de crédito no Hotel Majestic Barcelona, na Espanha, onde o Nunes estava hospedado.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…