Home Brasil Líderes de 26 países alertam para “insurreição” no Brasil no dia 7

Líderes de 26 países alertam para “insurreição” no Brasil no dia 7

3 min ler
0

Uma carta assinada por ex-presidentes, ex-premiês e parlamentares de 26 países afirma que os protestos convocados por Jair Bolsonaro (sem partido) para o dia 7 de Setembro são “uma insurreição” que “colocará em risco a democracia no Brasil”.

Entre os mais de 150 signatários, estão o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, o ex-presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e o vice-presidente do Parlamento do Mercosul, Oscar Laborde.

Os professores Noam Chomsky e Cornel West, dos Estados Unidos, o Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, e o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, também assinam, além de parlamentares de países como Grécia, Reino Unido, EUA, França, Nova Zelândia, Austrália, Equador, Chile e Uruguai.

“O presidente Jair Bolsonaro e seus aliados – incluindo grupos supremacistas, polícia militar e servidores públicos em todos os níveis do Governo – estão preparando uma marcha nacional contra a Suprema Corte e o Congresso em 7 de setembro, alimentando temores de um golpe na terceira maior democracia do mundo”, afirmam.

A carta cita as ameaças golpistas propagadas por Bolsonaro nas últimas semanas, como a declaração de que as eleições de 2022 podem não ocorrer, se não houver a adoção do voto impresso.

“Estamos seriamente preocupados com a ameaça iminente às instituições democráticas do Brasil – e estamos vigilantes para defendê-las antes e depois do dia 7 de setembro”, dizem.

A carta foi coordenada pela Progressive International, rede global progressista que busca conter o avanço da direita no mundo.

No mês passado, a entidade enviou uma delegação ao Brasil para sondar ameaças do Governo Jair Bolsonaro.

Da Folhapress

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Saiba quem pode votar nas Eleições da OAB-MT no próximo dia 18 de novembro

Eleições se aproximando e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (O…