Home Estaduais Mato Grosso estuda implantar protocolo de atendimento à Covid-19 desde os primeiros sintomas

Mato Grosso estuda implantar protocolo de atendimento à Covid-19 desde os primeiros sintomas

3 min ler
0

Após aconselhar os cidadãos a procurarem as unidades de saúde somente quando já estivessem com sintomas graves do novo coronavírus (Covid-19), o Estado agora estuda implantar um protocolo de atendimento desde os primeiros sinais da doença. Esta seria uma forma de evitar que os doentes já cheguem aos hospitais em estado grave e sejam enviados direto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a pauta foi discutida com o prefeito Emanuel Pinheiro em reunião na manhã desta segunda-feira (15), via videoconferência. “A decisão é de reunir profissionais médicos para definirmos um protocolo básico para antecipar a necessidade de tratamento antes de chegar a uma unidade hospitalar, ou seja, antes da internação, já que há alguma taxa de sucesso em outros estados nessa iniciativa. Porém, ela é de exclusividade do médico de receitar o remédio, ou seja, não é nossa intenção sair fazendo teste bruto e pacotinho de remédio pra distribuir na unidade, mas isso, se for feito, vai ser feito por anuência dos médicos”.

Gilberto explicou que esta nova discussão foi proposta para Cuiabá e Várzea Grande, onde os pacientes estão chegando às unidades de referência em estado muito grave. “Ao longo da pandemia os profissionais da saúde foram aprendendo com ela. É uma infecção que não tem remédio específico pra tratamento e que, logicamente, no início dela a indicação era: só procure uma unidade de saúde quando você já estiver sentindo muito desconforto respiratório”.

Na tarde desta segunda-feira (15) esta proposta será avaliada por um corpo médico, e a intenção é chegar a um consenso a respeito deste novo protocolo, para que seja adotado nas unidades primárias e secundárias de saúde da capital e de Várzea Grande.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…