O MEC (Ministério da Educação) abre nesta terça-feira (22) as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022 do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que buscam uma bolsa para o ensino superior têm até o dia 25 de fevereiro para se inscrever na página da internet do programa.
Para esta edição o MEC disponibilizou 273.001 bolsas de estudos de 50% e 100% em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Na última sexta-feira (18), um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) prevê que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Enem para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Segundo o governo, a medida ajusta a legislação do Prouni às consequências decorrentes da pandemia de Covid-19, que ocasionou atrasos nas últimas edições do Enem.
Além disso, de acordo com o Ministério da Educação, a mudança atende a uma demanda potencial de alunos às bolsas do Prouni, reduz a atual ociosidade de bolsas existentes e amplia o acesso ao ensino superior.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Cronograma
Período de inscrições – 22 a 25 de fevereiro
Resultado da 1ª chamada – 2 de março
Comprovações de informações da 1ª chamada – 3 a 14 de março
Resultado da 2ª chamada – 21 de março
Comprovações de informações da 2ª chamada – 21 a 29 de março
Inscrições lista de espera – 4 e 5 de abril
Resultado lista de espera – 7 de abril
Comprovações de informações da lista de espera – 8 a 13 de abril
R7