Home Porto dos Gaúchos Ministério Público pede bloqueio de 09 matrículas de imóveis rurais de terra do Batelão junto ao Cartório de Registro de Porto dos Gaúchos.

Ministério Público pede bloqueio de 09 matrículas de imóveis rurais de terra do Batelão junto ao Cartório de Registro de Porto dos Gaúchos.

2 min ler
0

A Terra Indígena Batelão, tem 117 mil hectares e está localizada no pedaço com floresta amazônica, de Mato Grosso, entre os municípios de Juara, Nova Canaã do Norte e Tabaporã.

A área em questão é considerada o berço da criação do povo Kawaiwete Kaiabi, e foi declarada pelo Ministério da Justiça como Terras Indígenas Tradicionalmente ocupadas, mas não demarcadas. Agora o Ministério Público Federal (MPF) quer a devolução ao povo indígena das áreas doadas pela União à particulares.

Além de pedir a devolução das terras utilizadas por particulares à União, o MPF também pede liminar para bloquear nove matrículas de imóveis junto ao Cartório de Registro de Imóveis de Porto dos Gaúchos.

A região tradicionalmente ocupada pelos Kaiabi passou a ser colonizada na década de 1940, por meio de políticas de Estado que ficou conhecido como “Marcha para o Oeste”, para incentivar a migração de brasileiros para o centro do país.

O Ministério Público Federal (MPF) considera que essas transferências de terras indígenas feitas pela União são absolutamente ilegais.

A Advocacia-Geral da União ainda não foi intimada para se manifestar na referida ação.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…