Home Estaduais Mortes por Covid-19 ultrapassam as de dengue, zika e chikungunya em MT este ano

Mortes por Covid-19 ultrapassam as de dengue, zika e chikungunya em MT este ano

7 min ler
0

Com a oitava morte por Covid-19 registrada em Mato Grosso, a doença causada pelo novo coronavírus já ultrapassou, em dez dias, os óbitos por dengue, zika e chikungunya notificados pela secretaria de Estado de Saúde (SES) desde janeiro deste ano.

De acordo com boletim epidemiólogico sobre os registros de dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso, foram notificadas seis mortes, sendo cinco por dengue, dois deles em Sinop (478 km da Capital), e uma por chikungunya em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

Lucas do Rio Verde, União do Sul e Vera também registraram vítimas da dengue. Uma terceira morte ainda é investigada em Sinop. No ínicio da pandemia no Brasil, negacionistas chegaram a afirmar que o novo coronavírus faria menos vítimas que as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

O cenário da Covid-19 no país tem se agravado cada vez mais, chegando a 407 mortes causadas pela doença em apenas 24 horas, entre quarta (22) e quinta (23), sendo 3.670 mil vítimas do vírus no total até este sábado (25). Em Mato Grosso, o primeiro óbito oficial da Covid-19 foi registrado em 3 de abril e o último, sendo a paciente mais jovem do estado, com 24 anos, em 23 de abril.

Caso 50 

Em entrevistas coletivas transmitidas através das redes sociais desde que o primeiro caso foi confirmado em Mato Grosso, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que, assim que a SES fosse registrada sobre o caso de número 50, novos planos de enfrentamento deveriam ser avaliados pela Pasta.

Em 2 de abril, a SES divulgou a primeira morte pela doença em Lucas do Rio Verde, além de 44 casos confirmados da doença. Três dias depois, os testes positivos ultrapassaram 60. Em 3 de abril, o governador Mauro Mendes publicou um decreto sobre o uso de máscaras, mesmo que artesanais, em Mato Grosso.

Desde a divulgação do caso de número 60, as notificações da doença em Mato Grosso quase que quadruplicaram em apenas dez dias. O último boletim da doença divulgada pela SES trazia 241 confirmações e oito óbitos.

Segundo o IBGE, Mato Grosso tinha 3,224 milhões de habitantes em 2019, no entanto, apenas 1,855 mil amostras genéticas foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Conforme a última nota técnica divulgada ontem (24), 110 delas ainda estão em análise e 86 foram descartadas.

Mortes por pneumonia e insuficiência respiratória

Em contrapartida à falta de testes disponíveis, cresce o número de notificações da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que pode ter a Covid-19 como causa. Essas notificações já chegaram a 771 em Mato Grosso. Conforme dados do Registro Civil sobre a doença, o estado já 174 mortes por insuficiência respiratória e 253 por pneumonia, condições que também estão atreladas ao novo coronavírus, apontando possível sub-notificação da doença.

Apesar do crescimento dos casos da Covid-19 em Mato Grosso, sobretudo em Cuiabá, registrada como cidade com mais casos da doença, a pressão do setor econômico acarretou na reabertura do comércio. No início da semana, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o governador Mauro Mendes (DEM) publicaram decretos flexibilizando o isolamento social.

A partir de segunda (27), o comércio poderá voltar a funcionar na Capital em horário reduzido, das 10h às 16h. Também foram autorizadas os eventos religiosos, mediante a cumprimento das prerrogativas como, obedecer a capacidade máxima de 50%.

Todos os estabelecimentos deverão oferecer locais para higienização das mãos, além de álcool em gel. O Governo também autorizou o funcionamento dos parques públicos, sendo necessário manter a distância mínima de 1,5 metros entre cada pessoa. O uso de máscara, mesmo que artesanal, permanece sendo obrigatório.

O Governo também avalia a possibilidade de retomada das aulas em escolas públicas e privadas em 5 de maio, caso a ocupação dos leitos de UTI do SUS permaneça inferior a 60% até 30 de abril. A Prefeitura de Cuiabá, em decreto municipal, ainda previu a reabertura de shoppings e academias no próximo mês.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…