Home Juara MP diz que ex-prefeita de Juara nomeou servidora ilegalmente e cobra devolução de salários

MP diz que ex-prefeita de Juara nomeou servidora ilegalmente e cobra devolução de salários

5 min ler
0

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com uma ação civil de responsabilidade por ato de improbidade, pedido liminar de bloqueio de bens, ressarcimento ao erário e nulidade de ato administrativo contra a prefeita cassada de Juara, Luciane Bezerra, o ex-procurador do município, Leonardo Esteves, e uma professora da rede pública municipal. O promotor Herbert Dias Ferreira apontou que a ex-gestora e o ex-procurador foram responsáveis por nomear a servidora de forma ilegal.

Em 2016, a prefeitura de Juara fez concurso para preencher vagas em alguns setores da administração e, segundo o MPE, a candidata foi a única aprovada no cargo de professor para a comunidade Machado, na zona rural. Ela deveria ter apresentado os documentos de posse no dia 6 de junho, o que não ocorreu. De acordo com o promotor, ao chegar o prazo final, dia 5 de julho, a candidata pediu prorrogação de prazo, porém, o pleito foi indeferido, “não havendo interposição de recurso e tampouco ajuizamento de ação visando obter o direito pleiteado”.

O MPE descobriu, no entanto, que, no dia 18 de janeiro de 2017, nove meses após o prazo de convocação do edital, a candidata protocolou pedido de reconsideração para que fosse analisada a possibilidade de tomar posse no cargo. Segundo Herbert, a solicitação coincidiu “estranhamente” com o início da nova gestão da prefeita Luciane Bezerra. O promotor apontou que, com parecer jurídico emitido por Leonardo Esteves, a candidata foi nomeada professora e empossada por determinação da ex-gestora cassada.

Na época, a Controladoria Geral de Juara emitiu parecer “alertando a municipalidade sobre a ilegalidade da nomeação nove meses após a convocação”.O documento, de acordo com o promotor, “foi ignorado”. Ele destacou que foi expedida notificação recomendatória à prefeitura de Juara para que o ato fosse anulado, o que também não foi atendido.

Herbert citou ainda outra irregularidade. Segundo ele, em junho de 2016, a candidata “sequer atendia requisito essencial, qual seja, formação em nível superior em Licenciatura Plena em Pedagogia, já que os documentos comprovam que concluiu o curso em 16 de setembro, ou seja, dois meses após expirado o prazo de convocação”.

Para o promotor,  “a nomeação extemporânea de candidata, que sequer possuía o requisito mínimo de escolaridade exigido para o cargo na época da convocação, viola o princípio da isonomia entre os candidatos aprovados em concursos que não puderam tomar posse em razão de não possuírem os documentos e requisitos exigidos pelo edital do respectivo concurso público, o que não pode ser tolerado, devendo o ato ser declarado nulo e administração ressarcida”.

Na ação, o promotor cobra que Luciane, Leonardo e a servidora sejam condenados por atos de improbidade administrativa. Pede ainda que a Justiça bloqueie bens e garanta o ressarcimento de R$ 56 mil aos cofres municipais, valor correspondente aos salários recebidos pela professora. Quer também que todos tenham que pagar ainda por dano moral coletivo, em montante a ser definido.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…