Home Brasil MPF de Curitiba pede à Justiça que Lula cumpra pena no regime semiaberto

MPF de Curitiba pede à Justiça que Lula cumpra pena no regime semiaberto

3 min ler
0

Membros da força-tarefa da operação “lava jato” encaminharam à Justiça Federal de Curitiba um pedido de progressão de pena para o ex-presidente Lula. Segundo os procuradores, “o cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva”.

Assinaram o pedido do Ministério Público Federal os 15 procuradores da força-tarefa do consórcio, entre eles Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler.  O texto afirma, entre outras coisas, que Lula tem bom comportamento e que reúne as condições para progressão do regime.

O pedido se refere ao caso do tríplex do Guarujá, em que o petista foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em 2ª instância.

Lula também foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão no caso envolvendo o sítio de Atibaia (SP). Atualmente o caso se encontra na no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O ex-presidente também é acusado pelo MPF de receber R$ 12 milhões em propina da Odebrecht por meio da compra de um terreno em São Paulo. O espaço seria usado para a construção de uma nova sede do Instituto Lula. O caso se encontra na fase de alegações finais na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba.

Os procuradores solicitam que o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, seja comunicado do pedido no âmbito do Habeas Corpus que trata da suspeição do então Sergio Moro nos processos relacionados ao ex-presidente.

Em nota, o advogado Cristiano Zanin comenta o pedido dos procuradores. “O ex-presidente Lula deve ter sua liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades. Sem prejuízo disso, conversaremos novamente com Lula na próxima segunda-feira sobre o direito em questão para que ele tome a sua decisão sobre o assunto.”

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…