Home Agronegócio MT vai colher safra recorde de grãos apesar do aumento dos custos da produção durante pandemia

MT vai colher safra recorde de grãos apesar do aumento dos custos da produção durante pandemia

4 min ler
0

Apesar dos custos da produção do milho e da soja terem aumentado, Mato Grosso terá uma safra recorde de grãos. A pandemia do novo coronavírus dificultou o trabalho no campo, mesmo assim, são esperados mais de 65 milhões de toneladas toneladas de grãos.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), quase 40% da próxima safra de soja que ainda nem foi plantada já foi vendida. O Imea aponta que o produtor de Mato Grosso gastou quase 11% a mais na safra de soja em comparação com o ano passado. Já nas lavouras de milho foram cerca de 12% de acréscimo nos custos.

O gestor de inteligência de mercado Cleiton Gauer afirma que os produtos que possuem o custo em dólar tiveram maior impacto ocasionado pela pandemia e orienta que outra alternativa para minimizar os custos é fazer a troca entre grãos e insumos.

“Esses custos dolarizados tiveram um impacto muito grande e isso trouxe um reflexo direto pro custo. Se compararmos com as últimas safras, a gente percebe que o custo tem aumentado ano após ano, tanto pra soja, quanto para o milho. Pacotes de insumos correspondem uma grande parte do custo, se o produtor conseguir minimizar essa fatia, ele já tem uma noção do quanto vai ter de despesa no final”, afirma.

Na maioria das regiões não teve chuva suficiente para a produtividade de milho. O agricultor Lucas Costa Beber conta que o decréscimo de produtividade no estado foi de 5% a 6% e que a qualidade do grão deve ser melhor.

“Espera-se um decréscimo no estado hoje de produtividade entre 5 a 6%. Por outro lado, tivemos um aumento maior de 6% na área total do estado. Isso deve compensar as perdas por conta da produtividade. Uma coisa positiva dentro disso é que, apesar do produtor produzir um pouco menos, a qualidade do grão deve ser melhor”, afirma.

O produtor de soja deve ficar atento aos preços do cereal. Em algumas regiões do estado, a saca foi vendida por mais de R$ 100. Isso ajuda na programação da próxima safra.

Os bons preços da soja e do milho impulsionados pela alta do dólar favoreceram os produtores do estado para que antecipassem a comercialização dos grãos.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…