Home Brasil ‘Não é porque tem muito dinheiro que pode desrespeitar’, diz Lula sobre Elon Musk

‘Não é porque tem muito dinheiro que pode desrespeitar’, diz Lula sobre Elon Musk

5 min ler
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (30) o bilionário norte-americano Elon Musk. O dono da rede social X (antigo Twitter) não cumpriu a determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e negou a indicação de representantes legais da empresa no Brasil. Com a atitude de Musk, a rede social pode ser tirada do ar no país.

“Não é porque o cara tem muito dinheiro que pode desrespeitar. Esse cidadão é americano, não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, os deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê?”, reclamou Lula em entrevista a uma rádio paraibana.

“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimentos no Brasil, está subordinado à Constituição Federal e às leis brasileiras. Portanto, se a Suprema Corte tomou uma decisão para o cidadão cumprir determinadas coisas, ou ele cumpre, ou vai ter que tomar outra atitude”, acrescentou.

Lula defendeu, ainda, que o respeito às regras brasileiras é importante para garantir a soberania brasileira. “Ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira. Se quiser bem, se não quiser, paciência. Se não for assim, este país nunca será soberano. Tem que aceitar as regras deste país. Se vale para mim, vale para ele”, completou o presidente.

Entenda

Na quarta-feira (29), o STF usou o próprio perfil na rede social para publicar um documento assinado por Moraes em que cobra Musk a apresentar em 24 horas o nome do novo representante do X no Brasil, sob pena de tirar a plataforma do ar no país caso a ordem não seja cumprida. Até o momento, o bilionário não cumpriu a determinação do ministro.

A publicação do STF foi em resposta a um post feito pela equipe de Assuntos Governamentais Globais do X em 17 de agosto, quando a empresa anunciou que iria encerrar as atividades do escritório da empresa no Brasil, depois de Moraes ameaçar prender a representante da instituição no país caso a rede social não cumprisse decisões judiciais.

Na quinta (29), o ministro determinou o bloqueio de contas financeiras da empresa Starlink Holding, que também pertence ao bilionário. A ideia é assegurar o pagamento de eventuais multas que sejam aplicadas pela Justiça brasileira à rede social X. Em resposta à ordem de Moraes, a Starlink fez uma publicação no X afirmando que “esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas — inconstitucionalmente — contra o X”. “Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente”, informou a empresa.

Na madrugada de quinta (29), Musk publicou uma imagem comparando o ministro a vilões do cinema. A imagem foi produzida com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial e exibe Moraes com trajes e objetos característicos dos filmes.

R7

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

MPMT abre nova seleção para estagiários do curso de direito no interior

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso divulgou novo edital de seleção pública de e…