Home Estaduais No século XIX, Cuiabá registrou duas epidemias que necessitaram de medidas de isolamento e de higiene

No século XIX, Cuiabá registrou duas epidemias que necessitaram de medidas de isolamento e de higiene

6 min ler
0

No século XIX Cuiabá enfrentou duas epidemias que contribuíram para as medidas que o governo está tomando com a pandemia de Covid-19. Em 1867, houve uma epidemia de varíola que matou mais de 4 mil pessoas. Na época, a população era em torno de 20 mil habitantes. Em 1887, chegou a epidemia de cólera que alertou os cuiabanos sobre os cuidados básicos de higiene.

A varíola foi trazida por soldados que lutaram na Guerra do Paraguai. Eles saíram de Cuiabá para libertar a cidade de Corumbá – hoje cidade que fica em Mato Grosso do Sul – e à época dominada pelos inimigos.

A maioria dos paraguaios foram abatidos pelos brasileiros e os poucos que sobraram foram feitos prisioneiros de guerra, mas já estavam contaminados com a doença.

Depois de muitos dias de viagem voltando pelos rios Paraguai e Cuiabá, os combatentes trouxeram um inimigo invisível. Os soldados foram internados na Santa Casa de Misericórdia. O médico que estava de plantão não conseguiu diagnosticar os pacientes e por não saber que se tratava de varíola, não os isolou. Quando descobriu, a doença já havia se espalhado por Cuiabá e outras localidades de Mato Grosso.

Else Cavalcanti é historiadora e escreveu o livro Imagens de uma epidemia que retrata esses fatos. Ela conta as medidas que o governo tomou na época, como a criação de valas comuns, que estão sendo feitas em Manaus para sepultar os mortos de Covid-19, além da criação de um novo cemitério para a capital.

“Diante dessa situação, o poder público proibiu enterros no cemitério da Piedade e construiu o cemitério Nossa Senhora do Carmo, que o cuiabano, na época, apelidou de cemitério do Cai Cai. No Cai Cai, as vítimas não eram enterradas em covas, mas sim, em valas comuns. Para a população cuiabana, a doença era uma punição de Deus”, afirma.

Em 1887 surgiu a epidemia de cólera. Numa situação diferente, depois da experiência com a varíola, a população foi orientada a tomar mais cuidados com a higiene, além do isolamento das vítimas da doença e a quarentena para a população.

“O governo determinou também que os navios que chegavam no porto de Corumbá e no porto de Cuiabá, que era um dos maiores portos do século XIX, que ficassem em quarentena se houvesse um doente a bordo. Se tivesse alguma vítima, a população não podia descer e a mercadoria não podia ser descarregada. Com relação a cólera, o estado criou o Código de Postura, promulgado em 1881”, afirma a historiadora.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, conta que esse período de pandemia do novo coronavírus é o momento em que o governo deve investir em infraestrutura na área da saúde.

“Essa é a oportunidade que nós temos para melhorar a infraestrutura física das nossas instalações hospitalares. Fazer a aquisição de equipamentos que são sonhados por todos os profissionais que trabalham no sistema púbico de saúde e que sabem da necessidade disso”, afirma.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…