Home Mundo OMS não indicará vacina russa contra a covid-19 até avaliar resultados

OMS não indicará vacina russa contra a covid-19 até avaliar resultados

3 min ler
0

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta 3ª feira (11.ago.2020) que não recomendará a vacina russa contra a covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, sem analisar os resultados dos testes clínicos. A informação é do diretor-assistente da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Jarbas Barbosa da Silva Jr.

“Uma vacina só pode ser aplicada em qualquer lugar do mundo depois que realizar os ensaios clínicos das fases 1, 2 e 3 e comprovar sua segurança e sua eficácia”, afirmou. O país não divulgou os dados e outras informações técnicas relativas à imunização. Para a organização, os ensaios ainda estão na 1ª fase. Também não houve testes em massa.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na manhã desta 3ª (11.ago) a aprovação da que seria a 1ª vacina contra o coronavírus no mundo. No entanto, os testes em humanos só duraram 2 meses. Com o aval, pode ser fabricada e aplicada em massa. A expectativa é que a vacinação tenha início em outubro.

“Acho que, em termos de desenvolvimento agora, eles [russos] estão 1 pouco atrasados em relação às vacinas que temos”, afirmou o ex-chefe da FDA (Food and Drug Administration), órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, Scott Gottlieb. “Não gostaria de tomar e, certamente, não tomaria fora de 1 ensaio clínico”, continuou o médico.

Entre as vacinas mais avançadas no mundo estão a da Universidade de Oxford, no Reino Unido, com a AstraZeneca (que tem parceria com o Ministério da Saúde); a da biofarmacêutica Sinovac Biotech (com a qual o Instituto Butantan firmou acordo) e a da empresa Moderna.

Todas estão na 3ª fase de testes e têm apresentado bons resultados. A vacina precisa se provar segura e eficaz antes de ser aprovada e distribuída, na 4ª etapa. Segundo a OMS, 25 imunizações já se encontram em testes clínicos e outras 139, em pesquisas laboratoriais.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…