Home Mundo ONU critica Bolsonaro por defender mineração na Amazônia

ONU critica Bolsonaro por defender mineração na Amazônia

6 min ler
0

O aquecimento global aumenta o risco de um “apartheid climático” em que apenas os mais ricos poderiam pagar para escapar do calor e da fome causados pela elevação das temperaturas, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

O documento ainda condena o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por “silenciar ativamente” a ciência do clima, e critica o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, por prometer abrir o território da Floresta Amazônica para a mineração.

Autor da pesquisa, Philip Alston, o relator especial das Nações Unidas sobre a pobreza extrema e os direitos humano, ainda afirmou que os impactos do aquecimento global devem minar não apenas os direitos básicos à vida, água, comida e moradia mas também a democracia e as constituições.

Ele critica os passos “evidentemente inadequados” adotados pela própria ONU e por governos, organizações não governamentais e empresas, argumentando que eles são “totalmente desproporcionais em relação à urgência e magnitude desta ameaça.”

“Os direitos humanos podem não sobreviver à elevação iminente”, concluiu o especialista em seu relatório para o Conselho de Direitos Humanos (HRC).

Apesar das conclusões negativas, Alston também mencionou desenvolvimentos positivos na questão climática, como a vitória de ambientalistas em processos contra órgãos públicos e empresas de combustíveis fósseis, o ativismo da adolescente Greta Thunberg e o movimento europeu Extinction Rebellion.

O estudo do relator especial será apresentado formalmente ao HRC em Geneva, na Suiça, na próxima sexta-feira, 28.

“As mudanças climáticas colocam em risco os últimos 50 anos de progresso em desenvolvimento social, saúde global e redução da pobreza”, detalha o texto.

Prejuízos
Ainda segundo o documento, os países em desenvolvimento devem bancar 75% dos custos da crise, apesar de serem responsáveis por apenas 10% da emissão de dióxido de carbono mundial, um dos componentes mais prejudiciais ao meio ambiente.

“O risco de descontentamento nas comunidades, do crescimento da desigualdade e de privações ainda maiores entre alguns grupos deve estimular o nacionalismo, a xenofobia, o racismo e outras reações. Manter uma abordagem equilibrada aos direitos civis e políticos será extremamente complexo.”

Alston ainda falou sobre o agravamento das divisões sociais com o aquecimento global. Em um cenário de “apartheid climático”, os ricos pagariam para fugir dos impactos enquanto o resto do mundo seria “deixado para sofrer.”

“Quando o Furacão Sandy atingiu Nova York em 2012, ele prejudicou os habitantes vulneráveis e com baixa renda, sem acesso a energia e ao sistema de saúde, enquanto as instalações de grandes empresas estavam protegidas por milhares de sacos de areia e munidas de energia do seu próprio gerador.”

O relatório do especialista ainda afirma que os tratatos internacionais pelo clima estão sendo ineficientes e que até mesmo depois do Acordo de Paris, aprovado em 2015 por 195 países, a temperatura global ainda deve subir cerca de 3°C. “Os estados ignoraram todos os avisos e limites científicos e o que já foi considerado um aquecimento catastrófico hoje é o cenário mais otimista possível.”

Alston ainda defendeu que as mudanças necessárias nas sociedades e economias podem ser uma oportunidade de melhorar a vida das pessoas pobres. “Esta crise pode ser um catalisador para os países cumprirem com os direitos sociais e econômicos que continuam ignorando, incluindo o acesso a seguridade social e à comida, saúde pública, abrigo e trabalhos salubres.”

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…