Home Agronegócio Parceria agrícola Brasil-Indonésia: negociações promissoras em Jacarta

Parceria agrícola Brasil-Indonésia: negociações promissoras em Jacarta

7 min ler
0

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, liderou uma delegação brasileira em discussões fundamentais sobre comércio agrícola com autoridades indonésias em Jacarta. Os pontos abordados incluíram a expansão das exportações brasileiras, a recente abertura do mercado indonésio para o gado brasileiro e a convergência em direção a energias limpas. Conforme informações do CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano, “Essa movimentação estratégica visa fortalecer laços comerciais e promover a sustentabilidade entre ambas as nações”, esclarece.

Em busca de ampliar acordos comerciais e cooperação técnica, o ministro Carlos Fávaro e uma delegação brasileira se reuniram com o ministro da Autoridade de Quarentena da Indonésia, Sahat Manaor Panggbean, e sua equipe em Jacarta.

O encontro teve como foco definir as prioridades comerciais, destacando a análise para exportação de produtos brasileiros, como uva, maçã e citrus, enquanto a Indonésia aguarda aprovação para importação de mangostão e pitaya.

Fávaro expressou o empenho do Ministério da Agricultura (Mapa) na liberação da importação, ressaltando que é do interesse brasileiro fortalecer os laços comerciais e impulsionar as exportações.

Segundo Carlos César Floriano, “A abertura do mercado indonésio para a importação de gado brasileiro também foi abordada, aguardando apenas um decreto ministerial para determinar as empresas habilitadas à comercialização, ampliando as oportunidades de negociação entre os países”, explica.

Carlos César Floriano: sustentabilidade e energias renováveis

Além dos aspectos comerciais, a reunião enfatizou a convergência entre Brasil e Indonésia na busca por práticas sustentáveis, especialmente no campo das energias limpas e renováveis.

Destacou-se a cooperação em prol da autossuficiência na produção de cana-de-açúcar indonésia, ressaltando a importância do óleo de palma como opção de combustível renovável e verde, com captura de carbono nas florestas.

O ministro Fávaro sublinhou o compromisso conjunto com a sustentabilidade, destacando que os produtores, com seu conhecimento, desempenham um papel fundamental nesse processo.

“A cooperação Brasil-Indonésia representa uma abordagem consciente para uma nova geopolítica econômica, alinhada aos desafios ambientais globais”, diz Carlos César Floriano.

Potencial econômico da parceria, segundo Carlos César Floriano

A relevância da parceria Brasil-Indonésia não passa despercebida nos números do comércio agrícola.

A Indonésia ocupa a 11ª posição no ranking de destinos das exportações do agronegócio brasileiro. Dos US$ 3,1 bilhões exportados para o país, 93% ou US$ 2,9 bilhões representam produtos do agronegócio.

Os principais itens incluem farelo de soja, açúcar, algodão, trigo, carne bovina, tabaco, café solúvel, milho, polpa de celulose, soja em grãos e café.

O ministro Fávaro, ao participar do Seminário de Agronegócios Brasil e Indonésia, reforçou a importância da pesquisa no desenvolvimento da agropecuária brasileira. Destacou ainda o papel da Embrapa, criada há 50 anos, e seu impacto em transformar o Brasil de importador a grande exportador de alimentos.

“A expectativa é que essas negociações impulsionem não apenas as transações comerciais imediatas, mas também estabeleçam bases sólidas para futuras parcerias entre Brasil e Indonésia”, elucida Carlos César Floriano.

A cooperação técnica, a busca por práticas sustentáveis e a convergência em energias limpas sinalizam um compromisso de longo prazo entre as nações.

Ao encerrar a reunião, o ministro Fávaro expressou otimismo em relação ao aumento das oportunidades comerciais e à construção de relações mais equilibradas.

A colaboração entre os governos e empresários dos dois países é fundamental para impulsionar um comércio mutuamente benéfico e promover práticas sustentáveis no setor agrícola.

Fonte: VMX Agro

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…