Policiais penais da unidade prisional de Juara, Mato Grosso, impediram a fuga de pelo menos 20 reeducandos ao descobrirem um túnel na noite de terça-feira (10/09). A tentativa de fuga foi frustrada após a equipe de escolta identificar um buraco suspeito na calçada externa da parte lateral do presídio.
Segundo Pedro Zarlan, diretor da unidade prisional, a desconfiança surgiu durante o desembarque de presos que retornavam de atividades laborais externas. “A equipe percebeu que havia algo estranho, pois horas antes o local estava intacto”, relatou Zarlan. O concreto quebrado e uma abertura no solo confirmaram a suspeita inicial.
Após a descoberta externa, uma equipe de policiais iniciou uma inspeção no interior do presídio, onde, no banheiro de uma das celas, encontraram o túnel em fase avançada. Sacos contendo a terra retirada do buraco foram localizados, reforçando a tentativa de fuga em massa.
Para evitar qualquer avanço, o túnel foi imediatamente bloqueado com areia, pedras e outros materiais. Nenhum detento conseguiu escapar, e o caso será investigado através de um processo administrativo para apurar os responsáveis e circunstâncias da tentativa de fuga.
Fonte: Redação do Porto Noticias