Home Executivo Porto dos Gaúchos tem casos de recusas em tomar vacina contra covid. SMS fará relatório ao Ministério Publico

Porto dos Gaúchos tem casos de recusas em tomar vacina contra covid. SMS fará relatório ao Ministério Publico

4 min ler
0

A hora de tomar a vacina contra coronavírus trás esperança pra muita gente, porém nem todos compartilham deste sentimento.

Segundo a coordenadora de Saúde da secretaria de Saúde de Porto dos Gaúchos, Gina Capelin em Porto dos Gaúchos está ocorrendo casos isolados de pessoas que abrem mão do benefício da vacina, por acreditarem “mitos” em relacionados a ela.

Ela relata inclusive que houve recusas de profissionais da área de saúde, que preferiram assinar termo abrindo mão da vacina, e salientou que a vacina não é obrigatória porem é importante enfatizar que é o melhor meio de prevenção a covid-19; “Não que se vacinando a pessoa evita de pegar a doença, mas evita o agravo, diminui o risco de ir pra uma UTI, então a importância em tomar é muito clara”, enfatiza.

Um caso de recusa relatado pela coordenadora é de um casal de idosos. Gina lembrou que quando o idoso está em plena faculdade mental, ele tem o direito de decidir se quer ou não tomar a vacina, mas não deve ser coagido por algum parente, e anunciou que estes casos serão levados em relatório ao conhecimento do Ministério Público, pois a família de maneira nenhuma pode induzir ou impedir um idoso a não tomar a vacina.

“A vacina está propensa a dar reação assim como qualquer outra vacina, porem vários profissionais da saúde já tomaram e não tivemos nada grave em relação a isso. A gente entende o medo devido a essas fake news sobre a vacina, e as vezes a pessoas tem medo dos pais, dos avós tomarem e ter algum agravo, mas é importante dizer que hoje é a melhor forma de prevenção. É importante dizer que a secretaria de Saúde tem que prestar contas a cada 15 dias ao Ministério Publico da quantidade de vacinas que chegam, da quantidade de vacinados e das recusas também, então essas recusas de tomar a vacina que aconteceram serão levadas ao conhecimento do MP, até por que é um respaldo para a secretaria de Saúde e para seus profissionais”, destacou.

Ouça a entrevista…

 

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Executivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Locais de prova do Concurso Unificado podem ser acessados a partir desta quinta-feira

Os candidatos que se inscreveram no CNU (Concurso Nacional Unificado) vão poder acessar os…