Home Agronegócio Prazo de entrega do Valor da Terra Nua por hectare é prorrogado para 22 de julho

Prazo de entrega do Valor da Terra Nua por hectare é prorrogado para 22 de julho

4 min ler
0

Após solicitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Receita Federal prorrogou o prazo para que os Municípios entreguem a declaração do Valor da Terra Nua por hectare (VTN/ha) por meio do site do órgão. O prazo — que se encerraria no último dia útil de junho — foi estendido até 22 de julho.

A Instrução Normativa (IN) 1.877/2019 da Receita definiu a obrigatoriedade do envio das informações por parte dos Entes municipais que são optantes do convênio do Imposto sobre a propriedade Territorial Rural (ITR). As informações são usadas como base para apurar o arbitramento da base de cálculo do tributo.

Como representante dos Municípios no Comitê Gestor do ITR e diante das dificuldades encontradas pelos gestores para adequação da entrega dos valores, a CNM fez a solicitação à Receita. É importante ressaltar que a instrução normativa determina que o levantamento técnico deve ser realizado por profissional exclusivo, legalmente habilitado, vinculado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e aos correspondentes Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea). Por isso, muitos Entes não conseguiram atender de imediato, pois não dispõem desses profissionais no quadro de servidores.

A CNM lembra que a informação à Receita é obrigatória aos Municípios que possuem convênio com a União com a finalidade de arrecadar, cobrar e fiscalizar o imposto. Aqueles que não enviarem os dados estão sujeitos a denúncia de convênio — o que acarreta em perda de arrecadação.

Além disso, os laudos de avaliação do VTN/ha realizado pelos Municípios deverão conter o preço de mercado do imóvel apurado em 1º de janeiro do ano a que se refere. O Município jamais poderá fixar valores e tampouco criar qualquer tipo de ato normativo, como lei e decretos, a respeito do VTN/ha, pois a competência de legislar é exclusivamente da União.

Todas as informações devem ser preenchidas por meio do portal e-Cac, via site da Receita, utilizando a certificação digital da prefeitura (e.CNPJ). A entidade alerta ainda que a informação deverá cumprir os requisitos da instrução. A partir de 2020, o prazo será sempre o último dia útil de abril de cada ano.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…