Home Ultimas Notícias Prefeito decreta toque de recolher em Sinop devido à Covid; parte do comércio fecha às 22h

Prefeito decreta toque de recolher em Sinop devido à Covid; parte do comércio fecha às 22h

7 min ler
0

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) baixou, há pouco, novo decreto determinando toque de recolher em Sinop, a partir de amanhã, entre às 23h e 5h, como forma de contenção e prevenção aos casos de Coronavírus, que vem crescendo nos últimos dias, e também levando em consideração a alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento da doença. A medida segue até o próximo dia 19.

Todo estabelecimento comercial e de serviço deve encerrar suas atividades até às 22h. A determinação se aplica também aos trabalhadores informais, como ambulantes e também a rede de ensino superior. O fechamento às 22h não se aplica a serviços de tratamento e abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto e lixo, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e gás, postos de combustível (exceto conveniências), assistência médica e hospitalar, clínicas veterinárias, odontológicas e médicas, distribuição e comercialização de medicamentos e laboratórios clínicos.

Também ficam de fora serviços funerários, de telecomunicações, processamento de dados ligados a serviços essenciais, segurança privada, de táxi e aplicativo de transporte individual, imprensa, profissionais da área da Saúde, setor de hotelaria, advocatícios, e servidores públicos das áreas de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, quando no exercício da profissão.

É permitida a circulação de pessoas durante o horário para fins de acesso a serviços essenciais ou sua prestação, comprovando-se a necessidade de urgência, e também em trânsito decorrente do retorno/partida de viagens do terminal rodoviário ou aeroporto.

Também estão cancelados os eventos realizados em locais abertos ou fechados, independente das características, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade.

A violação das normas do decreto podem acarretar penalidades previstas no código penal e legislação municipal, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa, calculada com base na gravidade da infração, por meio da Unidade de Referência, podendo chegar a mais de R$ 44,2 mil (até 15 mil UR, com valor de R$ 2,95 cada). No caso de reincidência, o valor é dobrado.

A decisão foi tomada em conjunto com a câmara municipal. “Sempre deixei claro que minha intenção de jamais será prejudicar o comércio com medidas drásticas. Junto com a Guarda Covil Municipal, com a Polícia Militar e a secretaria de Saúde, foram realizadas fiscalizações e notificações. Mas mesmo com toda a ação de orientação e fiscalização, ainda registramos um aumento de números. Isso nos deixa triste. Não podemos ser omissos diante do cenário de mortes. Precisamos agir. A câmara dos Vereadores, que tem participado das discussões, sugeriu uma nova ação para conter o avanço da doença”, disse Dorner através da assessoria.

Conforme Só Notícias já informou, desde o início da pandemia, Sinop registrou 11.648 casos da doença. Destes, 11.217 estão recuperados, 271 em isolamento e 24 internados (oito em UTIs e 16 em enfermarias). Outros 172 pessoas não resistiram e morreram. Já a taxa de ocupação das UTIs Covid no Regional está em 94,74%, ou seja, das 19 pactuadas, apenas uma está vaga.

O presidente da câmara, Elbio Wolkweis, disse, através da assessoria, que a decisão do toque de recolher e redução no horário de atendimento no comércio à noite não ficou apenas no âmbito do legislativo e do executivo. “Essa decisão foi tomada junto com entidades de Sinop. É situação muito difícil que a nossa cidade vem tendo ultimamente. O prefeito falou em 24 mortes em um mês. Essa semana estávamos sem UTI. Então eu peço a colaboração de todos os sinopenses, de todos os donos de bares e restaurantes, que em breve tudo vai passar, tudo vai voltar ao normal”

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…