O prefeito Vanderlei de Abreu de Porto dos Gaúchos está na capital Cuiabá, onde cumpre agenda de compromissos políticos.
Nesta terça-feira (08), o prefeito se reuniu com o governador Mauro Mendes e com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
Com Alexandre Bustamante, Vanderlei assinou o convênio de cooperação técnica, para que a prefeitura proceda as reformas necessárias na cadeia publica de Porto dos Gaúchos. Durante o ato de assinatura, o secretario destacou o empenho do gestor no intuito de manter a cadeia no município, o que foi levado em conta pelo governo do estado para efetivar a cooperação entre estado e município, e lembrou da grande parceria que o executivo municipal sempre teve com os órgãos governamentais na área de segurança publica.
Já com o governador Mauro mendes, o assunto foi sobre saúde pública. Além de Vanderlei de Porto dos Gaúchos, que preside o Consórcio de Saúde do Vale do Arinos, participaram os prefeitos dos demais municípios do vale do Arinos, Silvano Neves de Novo Horizonte do Norte e Carlos Sirena de Juara, deputados estaduais, o presidente do Consorcio de Saúde do vale do Juruena e prefeito de Juína Paulo Veronese, demais prefeitos que integram o Consórcio, além de vereadores.
Durante a reunião, ficou acertado que será implantado um centro de hemodiálise em Juína, facilitando o deslocamento de pacientes do vale do Arinos. “O governo do estado vai bancar os custos dos primeiros 08 meses após a implantação, enquanto tentaremos certificar no SUS para ser bancado pelo governo federal. Mas se não for possível, existe a possibilidade de ser bancado metade pelo estado, e metade pelos municípios dos consórcios do vale do Arinos e Vale do Juruena, mas acredito que dará certo a certificação”, disse Vanderlei.
Uma reunião será marcada nos próximos dias em Juína entre os prefeitos que integram os dois Consórcios para discutir questão de estrutura e local para o centro de hemodiálise.
Ainda tratando sobre saúde na capital, o prefeito Vanderlei de Abreu participou de reunião do COSEMS -Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, onde estiveram também secretários de saúde do vale do Arinos, discutindo sobre o programa Mais MT Cirurgias lançado em julho pelo governo do estado, que visa realizar 22,5 mil cirurgias e cerca de 70 mil exames de alta complexidade e 90 mil consultas ambulatoriais em todo MT, com objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos eletivos.
PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP
Fonte: Porto Noticias