Home Estaduais Projeto que institui Cota Zero para pesca em MT está em discussão. Se for aprovado passa a valer a partir de 1º janeiro/2020

Projeto que institui Cota Zero para pesca em MT está em discussão. Se for aprovado passa a valer a partir de 1º janeiro/2020

4 min ler
0

Pela proposta, em projeto de lei 668/2019, de autoria do deputado estadual de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), a partir do dia 1º de janeiro de 2020, até o dia 31 de dezembro de 2025, será proibido transportar, armazenar ou comercializar qualquer peixe pescado nos rios de Mato Grosso – independente da medida, espécie ou época do ano. Pescar e comer peixe, só no barranco do rio.

A votação final do Projeto será no começo de dezembro/2019.

A propositura, que “mexe” diretamente com a economia, cultura e o meio ambiente do Estado avança na Assembleia Legislativa do Estado, apesar da resistência.

Uma comissão de deputados foi criada para esmiuçar o teor da proposta. A comissão será composta por 5 deputados. A comissão deve visitar e se reunir com técnicos especializados e com economistas dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, afim de conhecer a situação econômica de cada setor envolvido com a pesca e, com isso, propor um projeto definitivo em Mato Grosso. “É a comissão que vai estudar e apresentar um substitutivo integral em nome de toda a Assembleia Legislativa. Por isso, os deputados precisam entender como vai ficar a situação econômica do estado, das pessoas e, ainda, saber como vai ficar a cadeia produtiva do setor pesqueiro”, afirmou Eduardo Botelho.

Antes da matéria ser colocada em votação, mais uma audiência pública será realizada, no dia 29 de outubro. “É um projeto importante e complexo porque mexe com muita gente. Há atividades históricas relacionadas à pesca e milhares de pessoas vivem disso (pai, filho, avô) há muitos anos e não sabem fazer outra coisa”, explicou Botelho.

Cronograma de discussão do Projeto de Lei 668/2019

РA ̼ltima audi̻ncia p̼blica no dia 29/10.

– Votação na Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais no dia 13/11.

– Discussão em 1ª votação em Plenário no dia 13/11.

РVota̤̣o na Comisṣo de Constitui̤̣o e Justi̤a e Reda̤̣o no dia 26/11.

– Discussão e 2ª votação em Plenário no dia 27/11.

РVota̤̣o em reda̤̣o final no dia 3/12.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…