Home Brasil Pronunciamento de Bolsonaro contradiz OMS, especialistas e medidas adotadas ao redor do mundo

Pronunciamento de Bolsonaro contradiz OMS, especialistas e medidas adotadas ao redor do mundo

12 min ler
0

Com o pronunciamento da noite de terça-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar medidas adotadas no País para combater o coronavírus e minimizar a pandemia. Com um discurso que contradiz indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialistas e protocolos adotados ao redor do mundo, o presidente foi rapidamente criticado por autoridades políticas e da área da saúde.

Entre as medidas atacadas por Bolsonaro estão o fechamento de escolas, o isolamento social imposto pelos Estados e o fechamento do comércio. O presidente também voltou a chamar o coronavírus de “gripezinha” ou “resfriadinho”. Veja algumas das afirmações feitas por Bolsonaro durante o pronunciamento e informações que as contradizem:

A relação feita pelo presidente entre o clima e a transmissão do coronavírus não é absoluta. Estudos apontam que o clima quente pode até diminuir, mas não impede a transmissão do coronavírus. Observando o número de casos notificados da doença, é possível notar um avanço considerável tanto no Brasil quanto na Itália em um curto espaço de tempo. O Monitor da Pandemia, ferramenta criada pelo Estado, mostra que, 10 dias depois de registrar 100 casos de covid-19, a Itália, país com o quadro mais grave da doença, chegou a 3.089, enquanto o Brasil registrou, oficialmente, 1.891. Há indícios de subnotificação nos dois países.

A Sociedade Brasileira de Infectologia rebateu as declarações feitas pelo presidente e reafirmou a necessidade de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus. Atualmente, 2,6 bilhões de pessoas convivem com regras de confinamento mais ou menos rígidas, a depender do país. No Brasil, governadores de vários Estados adotaram medidas a fim de diminuir a circulação de pessoas e assim reduzir a propagação do vírus.

A Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) também se pronunciou sobre as declarações do presidente. Por meio de uma nota oficial, a entidade afirmou: “Assistimos ontem estarrecidos ao pronunciamento do Presidente da República em direção contrária às recomendações do próprio Ministério da Saúde, de organizações de saúde internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, de cientistas e de governos de todo o mundo”.

Sobre o isolamento social, a SBPC afirmou se tratar de uma medida fundamental para conter o avanço do vírus. “Os estudos e as análises da situação em vários países, em especial naqueles que tiveram um êxito relativo neste controle, têm mostrado que o isolamento social é uma medida fundamental para conter o crescimento muito acelerado do número de pessoas afetadas e para possibilitar que não ocorra um colapso no sistema de saúde. Medidas extremas de isolamento vêm sendo tomadas em muitos deles, além de outras ações, como testes em grande quantidade e confinamento quando necessário”.

Ao tentar despreocupar quem está em uma faixa etária menor, o presidente contraria a recomendação do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, que, na semana passada, demonstrou preocupação especial com os jovens. “Vocês não são invencíveis. Esse vírus pode colocar você no hospital por semanas ou até matar. Mesmo que não fique doente, as escolhas que faz sobre onde ir podem fazer a diferença sobre a vida ou a morte de outra pessoa”, afirmou Ghebreyesus. Segundo dados da OMS, uma em cada cinco pessoas é infectada por quadros mais graves da doença, com necessidade de internação hospitalar.

A suspensão das aulas foi instuída em vários Estados a fim de evitar o contágio entre crianças e o posterior contato destas com pais e avós que estejam em grupos de risco. No entanto, a medida não é exclusiva do Brasil. Segundo a Unicef, 95% dos estudantes da América Latina e do Caribe estão sem aulas em razão do coronavírus. O órgão inclusive lançou no começo da semana a campanha #AprendoenCasa (em espanhol) para estimular atividades pedagógicas durante o período de isolamento.

O presidente voltou ao utilizar o termo “gripezinha” para falar sobre o coronavírus. A Sociedade Brasileira de Infectologia criticou a classificação dada pelo presidente à doença: “resfriadinho” e se mostrou preocupada com a “falsa impressão” dada por ele de que as medidas anunciadas são inadequadas.

A SBPC também criticou a tentativa de minimização da doença. “Essa pandemia é muito grave, tendo já matado mais de 16.000 pessoas no mundo, e contaminado pelo menos 2.200 brasileiros, com 46 mortes até o momento. Ela tem um potencial gigantesco de atingir milhões de pessoas, como apontam estudos bem fundamentados, caso medidas drásticas – que têm sido propostas pelos órgãos de saúde pública e pela ciência em escala mundial – não sejam adotadas prontamente. Não se trata, de nenhum modo, de uma “gripezinha” ou de um “resfriadinho”.

Também há casos de atletas infectados. Além disso, ao afirmar que o passado de atleta o eximiria de maiores preocupações, o presidente ignorou fazer parte de um grupo de risco. Bolsonaro tem 65 anos, ou seja, é idoso, o que o coloca no grupo em que a doença tem maior taxa de letalidade.

No Brasil, uma coalizão que inclui o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital do Coração (HCor), o Hospital Sírio-Libanês e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet) em parceria com o Ministério da Saúde (Departamento de Ciência e Tecnologia), vem realizando estudos para testar a eficácia do medicamento no combate ao covid-19. De acordo com o grupo, dois estudos envolvem a avaliação de azitromicina e hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados com doença leve à moderada e outro em pacientes com doença grave.

Apesar do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter afirmado que o País “já validou” e está fornecendo a cloroquina para pacientes mais graves. Recentemente o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contra-almirante e médico Antonio Barra Torres, fez um alerta para que os brasileiros não repitam o erro de americanos e europeus de correr às farmácias para comprar a cloroquina.

Segundo Barra Torres, que está em contato permanente com a correspondente da Anvisa nos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), os testes ainda são preliminares e o uso do medicamento sem indicação médica pode causar fortes efeitos colaterais. Além disso, ele demonstrou o temor de que a cloroquina possa faltar nas farmácias para quem realmente precisa, os pacientes com malária, lúpus, artrite e outras doenças reumáticas.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…