Home Agronegócio Representantes de produtores rurais de 40 municípios participaram de ato em frente à sede da ALMT

Representantes de produtores rurais de 40 municípios participaram de ato em frente à sede da ALMT

4 min ler
0

Em reunião com representantes do setor produtivo, nesta quarta-feira (15), a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), garantiu empenho dos deputados junto ao governo do estado para buscar alternativas que atendam aos anseios dos produtores rurais de Mato Grosso. A garantia foi dada à comitiva de representantes de produtores de soja e milho, recebida pelos deputados na sala de reuniões da presidência. Paralelamente, centenas de produtores realizavam o manifesto em frente à sede da ALMT, intitulado ‘Movimento Mato Grosso Forte – Quem paga imposto cobra resultado’.

Na pauta, a extinção do Fethab Milho e a destinação de 100% dos recursos arrecadados pelo Fethab commodity I e II para transporte e habitação. “Acho que não é uma pauta inviável para se tratar. Já havia uma conversação sobre o assunto. Entendemos que houve um aumento do valor do milho e agora queremos tratar com o governo do estado. Acho que não é impossível de acontecer, principalmente com uma demanda desse tamanho. Se tivessem feito isso no início do ano, sequer o Fethab do milho teria sido aprovado”, destacou a presidente, ao reafirmar o compromisso da ALMT em defesa de ações que contribuam com o desenvolvimento do estado.

Para ela, o diálogo deve prevalecer para que o resultado seja positivo. Além disso, considera que Assembleia Legislativa está mais dinâmica, com maior diversidade de representatividade. “Não acho que seja fácil passar uma pauta como essa no momento de crise que o estado está vivendo, mas não é impossível. Bem articulado, talvez, consigamos sim resolver essa questão, em contrapartida entrar numa negociação com o estado, que não pode abrir mão dos recursos arrecadados nesse momento”, esclareceu, ao acrescentar a importância da reunião que oportunizou aos representantes de falar sobre as dificuldades que estão enfrentando para continuar produzindo.

“A Assembleia não pode abrir mão de renúncia e nem interferir no orçamento do governo. Queremos ajudar e fortalecer essa articulação com o governo, para que não haja prejuízos aos produtores”, informou.
Outra questão anunciada se refere à obrigatoriedade dos municípios, que deverão prestar contas à Secretaria de Infraestrutura – Sinfra sobre a destinação dos recursos oriundos do Fethab.

Movimento – A ação nasceu das bases, pequenos e médios produtores que se dizem insatisfeitos com a destinação dos recursos oriundos do Fethab 1 e 2 da soja e com a nova taxação, o Fethab do milho.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…