presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, afirmou que a perspectiva é que Mato Grosso totalize os votos nos 142 municípios em no máximo duas horas após o fechamento das urnas. A declaração foi feita em entrevista coletiva nessa quinta-feira (03).
“Teremos pessoas na fila até às 17h, porque sempre tem quem deixa para votar de última hora. Depois do momento de fila, tem o tempo de recolhimento de material e transmissão”, detalhou.
Embora a desembargadora preveja que os “atrasadinhos” em filas até 17h, na maior parte do Estado o horário de votação será das 7h às 16h. Apenas em 22 dos 142 municípios a votação será das 8h às 17h, pois eles seguem o horário de Brasília.
Após a totalização, ao menos 141 prefeitos serão eleitos porque somente em Cuiabá pode haver segundo turno. Em Cuiabá, a Coordenadoria de Material e Patrimônio (CMP) do TRE, composta por 21 servidores, será responsável pela logística de busca das urnas e materiais de votação em quatro pontos da Capital.
Como acompanhar
O aplicativo Resultados, desenvolvido pelo TSE, permite acompanhar a totalização das eleições em tempo real. Ao acessar o aplicativo, basta clicar no canto superior esquerdo para escolher a eleição dentre as disponíveis, selecionar o estado, o município e clicar no botão “Confirmar”. O aplicativo está disponível para Android e para iOS.
A Justiça Eleitoral disponibiliza também o aplicativo Boletim na Mão, que permite o acesso público ao resultado das Eleições Municipais de 2024. Com a ferramenta, qualquer pessoa pode fazer essa conferência por meio da leitura do QR Code disponível no Boletim de Urna (BU). Assim, eleitoras e eleitores têm acesso rápido e digitalizado aos conteúdos dos BUs impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.
Esta é uma das ferramentas que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe, com o objetivo de garantir eleições seguras e transparentes.
O Boletim na Mão possibilita, ainda, a mesários e mesárias, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores e eleitoras em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizar a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na internet pelo TSE após a votação.
Após resultado
Após a conclusão da votação e o resultado dos votos, as urnas retornam para o Tribunal e ficam armazenadas no Depósito de Urnas. Essa fase é chamada de quarentena, pois ela fica inativa e sem uso, até o segundo turno, caso ocorra, ou até a segunda fase de manutenção.
RD News