Home Mundo Reunião entre Kim e Trump termina de forma abrupta e sem acordo

Reunião entre Kim e Trump termina de forma abrupta e sem acordo

3 min ler
0

A cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un, em Hanói, terminou sem acordo e antes do previsto, com o cancelamento do almoço diplomático entre os dois e da cerimônia de encerramento prevista para esta quinta-feira 28. A Casa Branca informou que novos encontros podem ser marcados no futuro para discutir a questão da desnuclearização da península coreana, mas não marcou uma data.

Os dois estavam reunidos na capital do Vietnã desde quarta-feira. Até o abrupto fim do encontro, todos os sinais indicavam uma sintonia entre os ambos: Trump chamou Kim de “grande líder” e o ditador norte-coreano declarou que não teria se encontrado com o presidente americano se não tivesse interessa na desnuclearização.

Após uma reunião a portas fechadas, porém, as declarações mudaram de rumo. “Não foi alcançado nenhum acordo neste momento, mas suas respectivas equipes voltarão a se reunir no futuro”, disse Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca em um comunicado.

Às 13h25 (horário local, 3h25 de Brasília), Trump deixou o local da reunião com Kim, para se dirigir ao hotel onde está hospedado. Apesar do encerramento da cúpula sem um acordo, a porta-voz da Casa Branca descreveu como “muito boas” e “construtivas” as reuniões entre Trump e Kim.

O último encontro de Trump com Kim também teve a presença, entre outros, do secretário de Estado, Mike Pompeo e do conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, pelo lado americano, além do chanceler Ri Yong-ho e o chefe de inteligência, Kim Yong-chol, pelo lado norte-coreano.

Era esperada uma declaração que indicasse a desnuclearização da Coreia do Norte, avançando assim no processo que ganhou força após a primeira cúpula dos dois líderes, em Singapura, no ano de 2017.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…