Home Política Rosa Neide apresenta PL que prorroga por 50 anos vigência da Lei de Cotas para acesso em universidades

Rosa Neide apresenta PL que prorroga por 50 anos vigência da Lei de Cotas para acesso em universidades

3 min ler
0

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) assinou como coautora o Projeto de Lei (PL 3422/2021), que prorroga por 50 anos o prazo de vigência da Lei de Cotas para ingresso nas universidades. As cotas (Lei 12.711/2012) valem até 2022. O PL foi protocolado na segunda-feira (04) na Câmara.

O projeto altera o artigo sétimo da lei 12.711/2012 e estabelece que “no prazo de 50 (cinquenta) anos a contar da data de publicação desta Lei, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo garantida a Bolsa Permanência para a prestação do serviço de assistência estudantil para os estudantes que assim o necessitarem até a conclusão do curso”.

O PL também propõe a criação do Conselho Nacional das Ações Afirmativas no Ensino Superior. O Colegiado terá “a função de subsidiar os poderes públicos com avaliações e monitoramento acerca da efetividade da legislação, elaborando relatórios a cada cinco anos, sugerindo medidas complementares a serem tomadas pelas universidades”.

Na justificativa do Projeto, os parlamentares trazem dados de pesquisas do Brasil e do exterior que apontam o êxito da política de cotas de acesso da população negra e parda e estudantes de escolas públicas nas universidades.

Pesquisa publicada na revista Economics of Education, dos Estados Unidos, demonstra um aumento de 9,8% no número de estudantes negros e pardos, de 10,7% de estudantes de escolas públicas e 14,9% de estudantes de nível socioeconômico mais baixo em universidades brasileiras.

Nesse sentido, os parlamentares pedem a prorrogação por mais 50 anos da lei, cuja revisão está prevista para 2022.

 

Assessoria 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…