Home Agronegócio Sancionada Lei que corrige distorção no recolhimento do FETHAB da soja e do milho

Sancionada Lei que corrige distorção no recolhimento do FETHAB da soja e do milho

7 min ler
0

Após diversas reivindicações da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Assembleia Legislativa aprovou, e o Governo do Estado sancionou, nesta quinta-feira (20.08), a Lei que regulamenta o recolhimento do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB), sobre a tonelada da soja e do milho a ser transportada, após a classificação dos produtos. A nova legislação é de autoria do deputado estadual Xuxu Dal Molin, em coautoria com os parlamentares Dilmar Dal Bosco, Dr. Eugênio e Dr. João. O documento deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (21.08).

A partir de agora, os produtores passam a pagar 10% do valor da Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT), vigente no período, por tonelada de soja transportada, e 6% no milho, também por tonelada transportada. Esta incidência, todavia, ocorrerá sobre o peso da soja e do milho, após a classificação destes produtos, de acordo com atos normativos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na justificativa do projeto, Dal Molin explica que a soja representa a maior fatia da produção de grãos em Mato Grosso e antes da Lei, produtores rurais encontravam dificuldades para recolhimento do FETHAB. “Não havia distinção em relação à qualidade do grão, ou seja, o peso bruto era considerado para efeitos de cálculo, gerando prejuízo ao produtor, devido à umidade e impurezas contidas no grão, e que interferem de forma significativa no peso final”.

O parlamentar lembrou ainda que a lei beneficiará em especial, pequenos e médios produtores mato-grossenses. “Vai trazer justiça ao produtor de soja e milho, principalmente ao pequeno e médio produtor, que são os que menos possuem armazéns próprios. Nenhum produtor é contra pagar o FETHAB, mas uma empresa ou outra estava fazendo cobranças indevidas. Após a demanda do setor, propusemos essa lei, que foi sancionada e agora vamos recolher o FETHAB do que é justo. Dá dignidade ao homem do campo, o Estado não vai perder com isso”, frisou Dal Molin.

Durante ato de assinatura para sansão da lei, o governador Mauro Mendes enfatizou que o objetivo do Estado é fazer uma tributação justa e que a partir de agora os produtores terão segurança jurídica na hora da comercialização dos grãos. “Era feita a cobrança sobre impurezas, humidade, sobre algumas coisas que não eram corretas. Essa lei está alinhada com aquilo que o governo pensa que é fazer uma tributação justa. Cobrar impostos, mas cobrar daquilo que realmente é devido”, pontuou.

Presente no ato de assinatura da sanção da nova lei, presidente da Aprosoja Mato Grosso, Antonio Galvan, afirma que a legislação veio para dirimir as dúvidas da cobrança do FETHAB. “Isso veio clarear, o que pra nós nunca foi dúvida, e esperamos que essas cobranças indevidas não voltem mais a acontecer. Não nos negamos a pagar, mas desde que seja pelo correto e justo”.

Ainda segundo Galvan,  “essa nova Lei corrigirá uma discrepância que vinha ocorrendo na liquidação dos contratos junto a algumas tradings, situações em que o adquirente realizava a retenção do FETHAB sobre o peso bruto da carga e depois, ao realizar a classificação do grão, aplicava o deságio sobre o volume efetivamente entregue pelo produtor. Como consequência disso, o produtor contribuía para o fundo sobre um volume pelo qual ele não recebia. Agradecemos a Assembleia Legislativa e ao Governo do estado que ouviu o setor produtivo e a partir de agora vamos ficar tranquilos quanto à essa cobrança”, finalizou o presidente.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…