Segundo levantamento feito pela Central de Regulação de Urgência e Emergência (CRUE) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), neste sábado (6), 52 pessoas aguardam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Esta é a situação diante de um novo colapso causado pela alta de casos do novo coronavírus (Covid-19) no estado.
Dados do painel Covid-19 mostram que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 99,60%. Em todo o estado, há apenas três leitos disponíveis. A diferença se dá porque nem sempre as pessoas que precisam dos leitos estão na mesma região dos leitos disponíveis. Além disso, há alguns que precisam ficar de ‘retaguarda’ caso os pacientes internados em enfermarias necessitem.
A situação do novo coronavírus (Covid-19) é caótica em todo o país. Durante a semana, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, já havia avisado que no final de semana a ocupação poderia chegar a 100%.
Recentemente, o governador Mauro Mendes (DEM) emitiu decreto tentando frear a contaminação no estado, com medidas como toque de recolher das 21h às 5h e restrição no horário do comércio.
Ao todo, Mato Grosso já registrou 260.471 casos do novo coronavírus (Covid-19) e 5.986 mortes em decorrência da doença. Atualmente já 1.585 pessoas internadas e 10.041 em isolamento domiciliar.
Olhar Direto/Foto SILVIO AVILA/AFP