Home Estaduais TJ suspende lei que obriga retorno das aulas somente com vacinação dos profissionais da educação

TJ suspende lei que obriga retorno das aulas somente com vacinação dos profissionais da educação

3 min ler
0

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acatou o pedido de liminar do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, e concedeu liminar para que a lei aprovada pela Assembleia Legislativa (ALMT), que condicionava o retorno das aulas presenciais no Estado com a vacinação de todos profissionais da Educação, não tenha efeito.

Com isso, o governo do Estado poderá dar continuidade ao plano de retorno das aulas presenciais para o dia 3 de agosto. O relator da ação direta de inconstitucionalidade, desembargador Paulo da Cunha, acatou os argumentos do MP que afirma que a lei aprovada pelos deputados “usurpou iniciativa legislativa privativa do chefe do Poder Executivo, estabelecida para o Governador do Estado, nos exatos termos do artigo 66, inciso V, da Constituição Estadual”.

O magistrado ainda levou em consideração que o não retorno das aulas presenciais, pode causar dano grave ou de difícil reparação, “uma vez que a norma encontra-se em vigor e o retorno das atividades/aulas, na modalidade presencial, na rede público de ensino, está previsto para 3 de agosto de 2021, conforme calendário da Secretaria Estadual de Educação, o que gerará prejuízos aos alunos e aos profissionais da rede de ensino estadual, pois existente cronograma de calendário a cumprir”, completa Paulo da Cunha.

O voto foi acompanhado por unanimidade pelos membros do Órgão Especial. A Assembleia derrubou o veto do governo sobre a condição de retorno das aulas presenciais somente com a vacinação dos professores, em junho com 13 votos favoráveis e 7 contra.

 

Redação

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…