Home Ultimas Notícias TJMT mantém condenação de padrasto que abusou de enteada por anos

TJMT mantém condenação de padrasto que abusou de enteada por anos

7 min ler
0

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso não acolheu o pedido de absolvição feito por um homem condenado pela prática dos crimes de ameaça, estupro qualificado, estupro de vulnerável, em continuidade delitiva, praticado contra a enteada, que tinha apenas 12 anos quando começou a sofrer os abusos. O recurso foi parcialmente acolhido apenas para readequar as penas-bases aplicadas, fixando a pena final em 24 anos, três meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além de um mês de detenção pelo crime de ameaça.

O caso aconteceu em Rondonópolis, município a 212 km ao sul de Cuiabá. O réu conviveu com a mãe da vítima desde que a menina tinha cinco anos de idade e manteve o relacionamento até ela completar oito anos. O casal rompeu a relação, mas depois voltou a se relacionar quando a menina tinha 12 anos.

Foi nessa época que os abusos sexuais tiveram início.

Consta da denúncia que entre os anos de 2012 e 2013, por diversas vezes e de forma continuada, praticou atos sexuais consistente em sexo oral e conjunção carnal com a adolescente. Além disso, por gestos e palavras, a ameaçava. Quando a vítima resistia, tampava a boca da enteada e dizia que iria matá-la e assassinar toda a família dela se contasse para alguém. Anos depois (2017-2018), já separado da mãe da adolescente, voltou a cometer o mesmo crime contra a agora ex-enteada, chegando até mesmo a segui-la até a escola que frequentava.

O réu dizia que se não ficasse com ele, iria matá-la e assim não ficaria com mais ninguém. Com medo e já não suportando mais os abusos e agressões, contou os fatos para a diretora da escola e para a avó materna, o que culminou na prisão preventiva e instauração de inquérito policial.

Na Apelação Criminal, o réu pleiteou a absolvição alegando insuficiência probatória. Contudo, segundo o relator do recurso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a materialidade e a autoria dos crimes restarem comprovadas, pois as palavras da vítima estavam em harmonia com os demais elementos de prova produzidos na fase policial e na fase judicial.

Além disso, o relatório psicológico confirmou a versão da vítima e os fatos narrados na denúncia. Ainda, o álibi apresentado pelo réu, de que a vítima estaria inventando os fatos, não foi comprovado. “Friso que o pleito absolutório não merece agasalho, em nenhuma das vertentes levantadas pela defesa, porquanto as provas constantes nos autos são robustas no sentido de apontar o apelante como o autor dos crimes capitulados no édito condenatório”, afirmou o relator.

O desembargador Juvenal Pereira da Silva ressaltou que a vítima, ouvida em juízo, confirmou as declarações dadas na fase policial. Destacou ainda o relatório psicológico que reforçou os dizeres da vítima. Segundo a psicóloga Ana Bonfanti, a vítima relatou com riqueza de detalhes e segurança ter sido estuprada pelo padrasto por diversos anos. A profissional relatou que a adolescente apresenta fragilidade, medo, sente-se culpada e em intenso sofrimento psíquico. “Todos esses são sintomas indicativos de violência sexual.

A adolescente demonstra que por não sentir quem a protegesse, não tinha coragem de romper o silêncio dos abusos sexuais”, destacou a psicóloga.

Conforme o relator, em se tratando de crimes contra os costumes e ameaça, em âmbito familiar, a palavra da vítima constitui prova de crucial importância, bastando, por si só, para alicerçar o decreto condenatório, principalmente se tais declarações se mostram plausíveis, coerentes e equilibradas, com apoio em indícios e em circunstâncias recolhidas no processo.

A decisão foi por unanimidade. Acompanharam o voto do relator os desembargadores Gilberto Giraldelli e Maria Aparecida Ribeiro.

O processo tramita em segredo de justiça, por isso o número de identificação não é divulgado.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…