Home Política TRE nega pedido de Oscar Bezerra para impedir posse do deputado eleito Dr. Gimenez

TRE nega pedido de Oscar Bezerra para impedir posse do deputado eleito Dr. Gimenez

5 min ler
0

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Gomes de Almeida, negou anteontem o pedido do deputado estadual Oscar Bezerra (PV), derrotado nas urnas em outubro eleições de 2018, para suspender o mandato deputado estadual eleito Luiz Amilton Gimenez  “Dr. Gimenez” (PV), que venceu a disputa ao receber 12.058 votos.

Isso porque, ao pedir a concessão de tutela de urgência, de acordo com o magistrado, Bezerra não apresentou nenhuma prova contundente de que o Dr. Gimenez tenha praticado o crime de abuso de poder econômico para vencer a disputa eleitoral.

O médico chegou a ser denunciado ao Ministério Público Eleitoral por suspeita de abuso de poder econômico ao comprar e doar um bolo durante um bingo durante a campanha eleitoral. O MPE ainda analisa a denúncia.

Em sua decisão, o magistrado reforçou que não há o que se falar em afastar o Dr. Gimenez de suas funções parlamentares, como requereu Bezerra, uma vez que ele, sequer, tomou posse do mandato conquistado no pleito.

“Ademais, a suspensão do resultado de pleito por meio de tutela de urgência é medida temerária que pode afetar a segurança jurídica das eleições e a soberania das urnas e equivale à supressão da vontade do eleitor, titular do poder soberano e ator principal do processo democrático, cuja essência repousa no exercício do sufrágio universal por meio do voto direto”, ponderou também o magistrado em decisão obtida com exclusividade pelo Folha Max.

Ao entrar com o pedido, Bezerra apresentou como supostas provas o conteúdo anexado ao inquérito policial, onde Gimenez é filmado participando de um leilão beneficente e, ao arrematar um dos prêmios, o doa à organização da festa para que seja novamente leiloado, angariando mais fundos. A prática, porém, é bastante comum em eventos beneficentes e religiosos, onde arrematadores acabam doando o prêmio para ser novamente vendido e, assim, obter mais recursos à instituição.

Além disso, Bezerra também citou o fato de seu adversário ser alvo de investigação após cabos eleitorais seus serem flagrados portando cheques, quantias em dinheiro e material de campanha, além de serem apontados por eleitores por fazerem boca de urna próximo a colégios eleitorais. O magistrado deu sete dias para que Oscar Bezerra apresente testemunhas e novas provas em sete dias.

Oscar Bezerra é o primeiro beneficiário no caso de um possível impedimento de Dr. Gimenez. Ele recebeu 11.827 votos, tornando-se o primeiro suplente e, portanto, substituto de Gimenes. A diferença entre ambos foi de apenas 231 votos.

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…