A vereadora Luciane Bündchen do Democratas de Porto dos Gaúchos, teve seu numero de celular clonado pela segunda vez em menos de um ano.
A parlamentar que já tinha sido vítima do mesmo golpe no ano passado, e conseguiu recuperar seu número, novamente nesta quinta-feira dia 29 de abril teve seu numero clonado e lançou um alerta para seus contatos.
Dezenas de pessoas cadastradas na agenda de contato da parlamentar relataram ter recebido mensagens de farsantes se passando pela vereadora, e pedindo que fosse feito transferência em dinheiro em forma de “empréstimo” para uma conta com chave pix indicada.
O modo operante foi o mesmo com todos; primeiro a(s) pessoa(s) que se passa pela vereadora chama o contato, e depois pede se já cadastrou o pix. Em seguida, diz que está precisando realizar pagamentos urgente, mas que seu limite diário já excedeu e só conseguiu fazer um dos pagamentos, por isso recorre a possível vítima, pedindo para que a mesma realize um pagamento para uma conta com chave pix indicada; “amanhã cedo já devolvo pra você o valor é de R$ 3,500”, diz o estelionatário (a).
No alerta divulgado, a vereadora Luciane Bündchen pede pra que todos que receberem a mensagem ignorem, e recorra as configurações do aplicativo e denunciam o numero para que a conta no WhatsApp seja banida. (ATUALIZADA).. A VEREADORA CONSEGUIU RECUPERAR SEU NÚMERO DE CELULAR
Principais dicas para se proteger de clonagens de celular
Atualizar volte e meia a senha do celular
Ativar verificação de duas etapas
Evitar Wi-Fi público
Verificar mensagens suspeitas
Evitar acessar links suspeitos
Estar atento às permissões concedidas aos aplicativos
Consertar o celular em lojas de confiança
Não compartilhar dados em computadores desconhecidos
Fonte: Porto Notícias