Home Legislativo Vereadores participam de congresso sobre gestão pública e funções do legislativo em Cuiabá

Vereadores participam de congresso sobre gestão pública e funções do legislativo em Cuiabá

6 min ler
0

No primeiro dia do Congresso Nacional dos Vereadores e Assessores Municipais, realizado na  sede da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, a importância da capacitação dos parlamentes para atuar no legislativo municipal foi uma das principais abordagens. O evento, realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB), teve início na segunda-feira (dia 25de fevereiro), e vai se estender até quarta-feira (27).  A iniciativa conta com a parceria da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e o apoio da AMM e da Assembleia Legislativa.

Durante a abertura, o representante da UVB em Mato Grosso, Gaspar Jordão, disse que o evento também servirá para promover um intercâmbio dos vereadores com deputados, Tribunal de Contas, entre outros segmentos. “Sabemos da importância do papel do vereador e a programação do evento tem o objetivo de transmitir conhecimento aos parlamentares para que possam desempenhar a função legislativa”, assinalou.

A abertura contou, ainda, com a participação da vice-presidente da  UCMMAT, vereadora por Poconé, Camila Silva, que também ressaltou que o evento foi pensado para orientar os vereadores e esclarecer dúvidas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO foi um dos assuntos debatidos neste primeiro dia, abordado pela professora Cleodenise Garcia.  O executivo municipal tem prazo até 15 de abril para encaminhar para o legislativo a LDO, que orienta a proposta orçamentária do exercício financeiro. “O vereador só pode agir de acordo com o que a lei autoriza. Por isso, se o vereador tem intenção de fazer projeto de lei tem que fazer agora para ser colocado em prática no ano que vem”, assinalou a especialista.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, será um dos palestrantes do evento, nesta terça-feira. Ele vai abordar os principais assuntos da pauta municipalista nacional, a revisão do Pacto Federativo e o repasse do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX). “Esses dois assuntos compõem a pauta municipalista e devem ser debatidos em mobilizações dos prefeitos nos próximos meses. É fundamental que os vereadores conheçam a pauta e participem das mobilizações em prol dos municípios”, ressaltou.

Durante os dois primeiros dias de evento estão programadas palestras com parlamentares das bancadas federal e estadual, consultores técnicos e representantes do Tribunal de Contas do Estado.  O último dia de evento será dedicado para atividades na UCMMAT, inclusive, com a eleição da nova diretoria.

Confira a programação desta terça-feira

26 de fevereiro

08h: Palestra: “Gestão de Câmaras Municipais” – Saulo Miranda Auditor do Tribunal de Contas – TCE/MT

9h30 : Palestra “Pacto Federativo, Lei do FEX”   - Neurilan Fraga, Presidente da AMM

10h30: Palestra “Condutas vedadas aos agentes públicos” – especialista em Direito Administrativo e Constitucional, Pedro A. de Oliveira;

11h: Palestra “Licitações e Contratos” – especialista em Licitações Públicas, Aparecida Chiodi;

14h às 15h: Palestra “Competências do Poder Legislativo e a função do vereador” – fundador da UCMMAT, Gaspar Jordão;

15h às 16h: Palestra “O Poder de Fiscalização do Vereador (a)” – especialista em Direito Eleitoral, Luiz Antônio Possas;

16h às 17h: Palestra “Técnicas de oratória e comunicação assertiva” – coach em Comunicação, Elisangela Mota;

17h às 18: Palestra “Ficha Limpa/ quem pode ser Candidato e Prestação de Contas” – Dr. Ricardo Gomes de Almeida Juiz/Direito – TRE/MT

18hs às 18:30 – Entrega de Certificados

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…