Muitas vezes os vice-prefeitos não participam ativamente das administrações municipais, ou muitos prefeitos acabam “podando” os vice-prefeitos.
Em Porto dos Gaúchos, a situação é diferente. Segundo o próprio vice-prefeito Mauro da Quiles, tanto o prefeito Vanderlei de Abreu como ele como vice, se propuseram a trabalhar conjuntamente pelo desenvolvimento do município.
O vice-prefeito reafirma o compromisso de campanha, de estar lado a lado com o prefeito municipal, ajudando em tudo que for possível, estar apoiando o prefeito nas ações que melhor convier ao município e a boa gestão pública.
Entre as funções que estão atribuídas ao vice-prefeito atuante, está a de auxiliar o prefeito em diversas demandas, como no gerenciamento das secretarias, definindo diretrizes, fazendo a articulação do executivo com o legislativo, ouvindo e dialogando com a população e representando o prefeito nas ocasiões necessárias.
“Caso o prefeito precise ficar ausente do município por mais de 15 dias, é o vice-prefeito quem assume a cadeira, por isso é importante o vice-prefeito estar acompanhando e estar atento a todas as ações que vem sendo desempenhadas pela administração municipal”, comenta.
Mauro destaca que o prefeito Vanderlei de Abreu, tem lhe dado espaço para estar acompanhando as ações da administração, por isso, estará sempre lhe apoiando e atendendo a população, fazendo as articulações necessárias e acompanhando os trabalhos para que a administração Vanderlei e Mauro seja o sucesso esperando pela população.
“Mesmo o ex-prefeito Baxinho Piovesan tendo feito o melhor pelo município, e ter entregado a administração em excelente estado, com recursos em caixa, com obras e ações sendo executadas, é natural as administrações que se iniciam fazer um bom reparo em todas as máquinas, por isso, neste período estamos fazendo um trabalho de recuperação e consertos de maquinários, estamos trabalhando e acompanhando as obras iniciadas, e que continuam sendo executadas, e verificando algumas mudanças que se fazem necessárias na administração municipal para o bom desempenho das ações municipais”, destaca.
Pandemia
No setor da saúde, principalmente com relação a covid-19, o número de incidência com pessoas testando positivas para o vírus, vem diminuindo nos últimos dias, sem internações no município pela doença, e com a liberação gradativa das vacinas aos municípios, Mauro acredita que em breve a situação poderá estar retornando a normalidade.