Home Juara Vinte bois são achados desnutridos e 10 mortos em fazenda em Juara e produtor é autuado por maus-tratos

Vinte bois são achados desnutridos e 10 mortos em fazenda em Juara e produtor é autuado por maus-tratos

3 min ler
0

Vinte bois foram achados desnutridos e 10 mortos em uma fazenda em Juara, a 690 km de Cuiabá. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), a situação ocorreu na terça-feira (1º) e o produtor foi autuado por maus-tratos aos animais.

Segundo o médico veterinário do instituto, Francisco Valtênio Sales, policiais militares faziam rondas e viram alguns animais caídos em uma estrada perto da fazenda.

O dono dos animais alegou ao Indea que, por conta da seca, não achava mais pastos disponíveis para o gado se alimentar.

Peões eram responsáveis por tocar a boiada de uma propriedade para outra, onde havia pastagem para os bois se alimentarem.

“O produtor não deu alimentação suficiente e a situação agravou-se pelo período da seca. Ele transportava o gado, a pé, de uma fazenda para outra e alguns animais morreram no trajeto. Outros estavam fracos e não conseguiram prosseguir”, explicou o veterinário.

Não seria a primeira vez que o produtor teria sido alvo de denúncias do tipo. A propriedade dele já tinha sido vistoriada e ele foi alertado para dar o tratamento e a alimentação corretos aos animais.

“Esse ano a seca foi muito atípica. Vimos diversas situações de produtores com dificuldades, mas em uma situação crítica como essa, foi a única. Ele foi advertido e terá que cuidar dos animais”, completou.
O Ministério Público Estadual (MPE) foi comunicado sobre o caso. O produtor ainda terá que ir até o Indea para dar esclarecimentos ao órgão.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…