Home Agronegócio 48 Centros produtivos serão visitados pela caravana FertBrasil

48 Centros produtivos serão visitados pela caravana FertBrasil

6 min ler
0

Analistas e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) percorrerão 48 centros de produção agrícola a partir de maio para fornecer a técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais informações e conhecimentos sobre como melhorar a eficiência do uso de fertilizantes e insumos nas terras agrícolas, reduzir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e boas práticas de manejo do solo, água e plantas.

Essa é a Caravana Embrapa FertBrasil, que começa em Dourados, no Mato Grosso do Sul, passa por Chapadão do Sul e também por algumas cidades do estado de São Paulo no final do mês.

Cinco caravanas da Embrapa estão previstas para as cidades mineiras entre os meses de junho e julho: Sete Lagoas no dia 8 de junho, Unaí no dia 28, Patos de Minas no dia 30; Passos no dia 6 de julho e Uberaba no dia 7 de julho. Nos municípios de Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo no Rio Grande do Sul a edição da Caravana acontecerá entre os dias 25 a 29 de julho; nos municípios de Canoinhas, Campos Novos e Chapecó entre os dias 8 a 12 de agosto.

Para uma melhor logística para o deslocamento da equipe da Caravana e também seguindo as épocas de plantio dos demais centros, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária definirá as datas dos próximos eventos.

Harley Nonato de Oliveira, Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, região de Dourados/MS, destacou a relevância da Caravana FertBrasil e o fato da atividade iniciar pelo estado de Mato Grosso do Sul, o que reflete a força da agricultura regional, suas diversas produções, sistemas e representação local, desde tecnologia, planejamento, políticas públicas, logística e geração de inovação. Merece destaque também os trabalhos desenvolvidos pela Unidade da Embrapa e, por este motivo, parabenizou todos os colaboradores e parceiros que estão viabilizando, nos últimos dias, a vinda da Caravana para o estado.

Apresentações em módulos adaptados a cada região produtora

Paulo Galerani explicou que as palestras para cada caravana serão divididas em cinco módulos para se adequarem às diferentes condições do bioma brasileiro, que devem fornecer informações de nível e customizadas para a área de produção nacional. Em Dourados e Chapadão do Sul, o primeiro módulo sobre as ‘Ferramentas de Planejamento Agrícola: Quando e Onde Plantar?’ será apresentado por Ademir Fontana, pesquisador da Embrapa Solos.

No segundo módulo o tema será ‘As boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes’, será realizado por Álvaro Resende, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Alberto Bernardi, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, ensinará o tema do terceiro módulo sobre as ‘Novas técnicas para o fornecimento eficiente de nutrientes às plantas’. O foco do quarto módulo será o ‘Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para a gestão sustentável da agricultura’ e será apresentado pelo pesquisador Ronaldo Oliveira, da Embrapa Solos.

A sessão final contará com a participação de dois pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo e Julio Cesar Salton, que serão responsáveis pelos temas técnicos e de práticas de ‘Manejo de plantas de sustentabilidade agroambiental’.

Veja mais notícias em nosso site.

Assessoria

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Dinheiro pra comprar TV e mais: o que se sabe sobre mulher que levou cadáver a banco

Uma mulher, de 42 anos, foi presa nesta terça-feira, 16, após levar um cadáver a uma agênc…