[vc_row][vc_column][vc_column_text]Foi concluÃdo pela Porto Ambiental, concessionária de água e esgoto de Porto dos Gaúchos, o novo reservatório de abastecimento de água, que fica na parte alta da cidade.
Os trabalhos agora estão na fase de construção da rede adutora para que o novo reservatório seja ligado ao sistema que distribui água pela cidade, e a previsão é que seja concluÃdo em julho, que será a partir de quando os consumidores passarão a ter nas torneiras água potável de poço artesiano, e não mais captada do rio Arinos.
O quÃmico responsável por atestar a qualidade da água captada, Guilherme Vendramini, diz que a melhora na qualidade da água será significativa, e o reservatório foi feito para suportar o crescimento populacional da cidade a longo prazo.
Claudio Cristolofi, da Porto Ambiental, reforça que o reservatório será o ponto de partida do abastecimento da cidade, que ao contrário do que acontece hoje, passará a ser feito a partir do ponto mais alto da cidade, o que vai proporcionar melhora de pressão no fornecimento, eliminando o problema de desabastecimento em alguns pontos mais altos da cidade, outra melhora, é que haverá setorização no sistema, o que favorece também quando for necessário realizar manutenção, uma vez que não será preciso interromper o abastecimento em toda a cidade para isso.
“Se tudo correr conforme o previsto, o sistema estará operando em junho, mas a previsão é para a partir de julho. A qualidade da água com certeza será muito melhor a partir do poço, que receberá somente cloro e flúor e não mais os produtos quÃmicos que é preciso hoje no tratamento. Não desmerecendo a água do rio Arinos, por que ela chega com qualidade nas residências graças ao tratamento recebido, mas a água que será captada do poço dispensa esse tratamento quÃmicoâ€, destacou Claudio.
As adutoras estão sendo construÃdas para ligar o novo reservatório a rede de distribuição de água já existente, e os reparos nos locais que estão sendo escavados serão feitos pela concessionária.
Recadastramento
Claudio aproveitou para informar a população sobre o recadastramento que está sendo feito pela Porto Ambiental, onde estão sendo feitos troca de hidrômetro, de cavalete, padronização e correção de endereços e nome do consumidor. “É um trabalho pra ficar tudo no padrão Porto Ambiental†concluiu.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid element_width=”2″ grid_id=”vc_gid:1559927037353-aaee6860-1d19-9″ include=”22791,22792,22793,22794,22795″][/vc_column][/vc_row]