A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de Onda de Calor, na manhã desta terça-feira (10). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura deve ficar 5 graus acima da média prevista, tendo inÃcio nesta terça se estendendo até quarta-feira (11), em diversar cidades de Mato Grosso. O grau do alerta foi classificado como de severidade, apresentando risco de morte por hipertermia.
Devido à Onda de Calor, Cuiabá deve registrar a temperatura mais alta do ano, 46 graus.
A previsão de hoje é mÃnima de 26 graus e máxima de 40, com 10% de umidade do ar, o que aumenta a sensação de calor.
Já na terça-feira (11) era esperado que os termômetros registrem mÃnima de 27 graus e máxima de 41 graus, no entanto, alerta aponta 45 graus. Na quarta será de 46 graus.
Para piorar, não há previsão de chuva nesta semana, em Cuiabá. O Estado enfrenta um perÃodo de seca e de grande volume de incêndios florestais e queimadas. A umidade do ar é baixa e o clima se assemelha ao deserto.
A chefe do Inmet Cuiabá, Marina da Conceição Padilha e Silva, orienta que nesse perÃodo é necessário cuidados, como usar roupas mais leves, não realizar atividades fÃsicas em horários mais quentes, fazer o uso do umidificador de ar ou de baldes de água no quarto durante a noite, e evitar as queimadas.
Veja Lista de Cidades afetadas:
Acorizal
Alto Paraguai
Arenápolis
Barão De Melgaço