O ministro Paulo Guedes (Economia) disse que a equipe econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro está absolutamente tranquila com a desaceleração da economia mundial. “A equipe econômica é capaz, experiente, segura e está absolutamente tranquila quanto a nossa capacidade de enfrentar a crise, agora nós precisamos das reformas”, disse Guedes.
As afirmações foram feitas a jornalistas nesta 2ª feira (9.mar.2020), dia de pânico para os operadores de mercados financeiros com a queda da Ibovespa e a disparada do dólar no Brasil e com as baixas em Bolsas mundiais e queda nos preços do petróleo no mundo.
Leia aqui, na íntegra, a transcrição da declaração do ministro da Economia.
Segundo ele, deve-se manter a calma e aprovar as reformas estruturais que estão em andamento. “Nós temos que manter a absoluta serenidade, a melhor resposta à crise são as reformas. Nós vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá, nós vamos mandar a reforma tributária e vamos seguir nosso trabalho”, disse.
De acordo com o ministro, a propagação da epidemia do coronavírus foi apenas a “gota d’água” na economia mundial, que já estava em processo de desaceleração.
Segundo ele, agora é a hora de cada 1 se perguntar o que pode fazer pelo país. “Se fizermos as coisas certas, o Brasil reacelera; se fizermos as coisas erradas, o Brasil piora”, afirmou.