A Vigilância Sanitária de Porto dos Gaúchos iniciou esta semana um projeto de entrega de certificados “COMERCIO NOTA 10”, para os estabelecimentos que seguem à risca as recomendações de prevenção ao contagio pelo coronavirus (covid-19).
Nesta terça-feira (26 de maio), 03 comércios foram contemplados com o certificado ESTABELECIMENTO NOTA 10.
Os reconhecidos na etapa inicial do projeto foram a Drogaria Real Farma, o Restaurante e Lanchonete Tropical e o comercial Canaã.
O proprietário da Real Farma, Elton Bündchen, lembrou em entrevista que mesmo antes da obrigatoriedade do uso de máscara e local de higienização de mãos, o seu estabelecimento já tinha implantado as regras de prevenção, e adotado as medidas para evitar contagio.
Conforme Josias Almeida Campinas, responsável pela coordenação da fiscalização sanitária no município, toda semana será escolhido um comercio para receber o certificado de estabelecimento nota 10. Ele enfatiza que receberá o certificado apenas os comércios que seguirem a risca as recomendações, como manter a higienização do comércio, manter local e produtos corretos (álcool em gel ou liquido 70%) para higienização das mãos e manterem em local visível as orientações quanto ao distanciamento, evitar cumprimentos próximos e o uso de mascaras para todos que trabalham e adentram o estabelecimento.
Ele lembra que os primeiros que receberam o título foram os comércios que tinham se adiantado e mesmo antes das leis e decretos, já tinham se adequado. “Sabemos que tem muitos que já cumprem hoje as exigências, e estes tambem receberão nos próximos dias, assim como também tem outros que ainda não cumprem na integra, por exemplo só usam máscaras quando a fiscalização chega no local”, colocou.
Josias destaca que a iniciativa da Vigilância Sanitária do município foi elogiada pela Vigilância Estadual, que já recomenda a outros municípios do estado adotarem a pratica para incentivar o comercio em geral a cumprir as normas.