A secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) concluiu a construção de cinco novas sedes de secretarias municipais de meio ambiente com objetivo de estruturar e fortalecer as prefeituras para as atividades de descentralização de gestão ambiental. As obras foram feitas com recursos do Projeto MT Sustentável, do Fundo Amazônia/BNDES, em parceria com as prefeituras municipais.
Porto dos Gaúchos é dos municípios que ganhou uma nova sede, que fica localizada na Avenida Teodoro Rezer, próximo ao rio Arinos. A sede não foi entregue oficialmente pela Sema devido ao período de restrições sociais causado pela pandemia Covid-19, porem a Sematur já está utilizando o novo espaço para seus atendimentos.
Outras 05 novas sedes municipais encontram-se em fase de construção em MT em; Claudia, Querência, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia e Canarana. Já as de Apiacás, Guarantã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta estão em fase de licitação. As secretarias de Sinop, Aripuanã, Colíder estão em fase de finalização de projeto.
O projeto prevê a entrega de 17 novas sedes de secretarias municipais de Meio Ambiente e 4 Diretorias de Unidades Desconcentradas da Sema/MT.
Já foram concluídas as obras de Brasnorte, Juara, Comodoro, Porto dos Gaúchos e Vila Bela da Santíssima Trindade.