A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferece 78.335 vagas no ano letivo de 2021 para novos alunos, em 323 escolas de 52 municípios. As solicitações de matrícula estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (08/01) pelo site www.seduc.mt.gov.br. A baixa procura preocupa a Seduc.
Até às 10h desta quarta (06) foram 13.607 solicitações via web, ou seja, cerca de 17% das vagas oferecidas. Para as escolas da Capital as matrículas começaram na segunda-feira (4). Das 18.183 vagas abertas, apenas 4.856 foram solicitadas até esta manhã. Escolas tradicionais como a Souza Bandeira e Liceu Cuiabano preencheram todas as vagas ainda na segunda-feira, mas outras, como a Presidente Médici, continuam com disponibilidade.
No Estado são 60.152 vagas disponíveis e 8.751 solicitadas até o momento.
Uma das hipóteses para a baixa procura é o medo dos pais de mandarem os filhos para as escolas por causa da Covid-19. Secretária-adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa enfatiza que a Seduc está tomando todas as medidas necessárias para o retorno às aulas de forma segura e lembra aos pais a necessidade de garantir a vaga aos filhos principalmente depois do último ano, quando a educação sofreu um grande impacto devido à pandemia.
“A Secretaria de Educação está preparando o retorno às aulas de forma segura. Foram encaminhados recursos às unidades de ensino para que possam se adequar às medidas de segurança por causa da pandemia”, destaca Irene Costa.
O processo de matrícula web ocorre, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet.
Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matrícula web.
Cadastro do usuário e matrícula
Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. Ao fazer o cadastro, o sistema vai gerar o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para a matrícula.
Na sequência, ocorre o pedido de matrícula web. Ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas, que deve ser levada pelos pais ou responsáveis na unidade escolar, junto com a documentação exigida. A data e o horário para que o documento seja levado estarão especificados na ficha.
A matrícula só será efetivada quando validada pela escola. O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.
Documentos
Para confirmar a matrícula, o aluno maior de 18 anos ou os pais ou responsáveis devem levar originais e, preferencialmente, cópias dos seguintes documentos:
– RG e CPF do pai, da mãe ou do responsável legal
– certidão de nascimento ou casamento do aluno;
– RG e CPF do aluno;
– fatura atualizada de energia elétrica da residência dos pais/responsáveis
– histórico escolar ou atestados de transferência para alunos transferidos;
– tipo do Grupo Sanguíneo e Fator RH do aluno;
– cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual
Nº10.736, de 09 de agosto de 2018);
– atestado médico oftalmológico do aluno, apenas para o Ensino
Fundamental (de acordo com a Lei Estadual n°10.739, de 10 de agosto de
2018).
Suporte
Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet podem ir até a sede da Seduc, onde há terminais de computadores para realização da matrícula web. Técnicos da secretaria também estão no local para dar orientação e suporte a quem precisa.
A secretaria fica no Centro Político Administrativo, na mesma rua da antiga sede, local onde anteriormente funcionava a Sinfra