Home Estaduais Matrículas para novos alunos na rede estadual de ensino vão até esta sexta-feira (8)

Matrículas para novos alunos na rede estadual de ensino vão até esta sexta-feira (8)

7 min ler
0

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferece 78.335 vagas no ano letivo de 2021 para novos alunos, em 323 escolas de 52 municípios. As solicitações de matrícula estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (08/01) pelo site www.seduc.mt.gov.br. A baixa procura preocupa a Seduc.

Até às 10h desta quarta (06) foram 13.607 solicitações via web, ou seja, cerca de 17% das vagas oferecidas. Para as escolas da Capital as matrículas começaram na segunda-feira (4). Das 18.183 vagas abertas, apenas 4.856 foram solicitadas até esta manhã. Escolas tradicionais como a Souza Bandeira e Liceu Cuiabano preencheram todas as vagas ainda na segunda-feira, mas outras, como a Presidente Médici, continuam com disponibilidade.

No Estado são 60.152 vagas disponíveis e 8.751 solicitadas até o momento.

Uma das hipóteses para a baixa procura é o medo dos pais de mandarem os filhos para as escolas por causa da Covid-19. Secretária-adjunta de Gestão Educacional, Irene Costa enfatiza que a Seduc está tomando todas as medidas necessárias para o retorno às aulas de forma segura e lembra aos pais a necessidade de garantir a vaga aos filhos principalmente depois do último ano, quando a educação sofreu um grande impacto devido à pandemia.

“A Secretaria de Educação está preparando o retorno às aulas de forma segura. Foram encaminhados recursos às unidades de ensino para que possam se adequar às medidas de segurança por causa da pandemia”, destaca Irene Costa.

O processo de matrícula web ocorre, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet.

Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matrícula web.

Cadastro do usuário e matrícula

Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. Ao fazer o cadastro, o sistema vai gerar o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para a matrícula.

Na sequência, ocorre o pedido de matrícula web. Ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas, que deve ser levada pelos pais ou responsáveis na unidade escolar, junto com a documentação exigida. A data e o horário para que o documento seja levado estarão especificados na ficha.

A matrícula só será efetivada quando validada pela escola. O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.

Documentos

Para confirmar a matrícula, o aluno maior de 18 anos ou os pais ou responsáveis devem levar originais e, preferencialmente, cópias dos seguintes documentos:

– RG e CPF do pai, da mãe ou do responsável legal

– certidão de nascimento ou casamento do aluno;

– RG e CPF do aluno;

– fatura atualizada de energia elétrica da residência dos pais/responsáveis

– histórico escolar ou atestados de transferência para alunos transferidos;

– tipo do Grupo Sanguíneo e Fator RH do aluno;

– cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual

Nº10.736, de 09 de agosto de 2018);

– atestado médico oftalmológico do aluno, apenas para o Ensino

Fundamental (de acordo com a Lei Estadual n°10.739, de 10 de agosto de

2018).

Suporte

Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet podem ir até a sede da Seduc, onde há terminais de computadores para realização da matrícula web. Técnicos da secretaria também estão no local para dar orientação e suporte a quem precisa.

A secretaria fica no Centro Político Administrativo, na mesma rua da antiga sede, local onde anteriormente funcionava a Sinfra

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…