Começou oficialmente na tarde desta quinta-feira (21) a primeira fase da vacinação contra a covid-19 em Porto dos Gaúchos. A vacinação foi iniciada com a aplicação da primeira dose na enfermeira Rozenei Campinas que trabalha a 25 anos na área de saúde do município.
Emocionada, “Rose do Posto”, como é conhecida, disse que receber a vacina representa esperança de vida voltando a normalidade, das pessoas poderem viver como viviam antes, e o fim do medo; “Nós tínhamos muito medo de perder pessoas queridas e essa vacina representa o começo do fim desse sentimento, e estou muito grata de poder estar participando desse momento especial. Eu que trabalho na sala de vacina, a minha alegria vai ser vacinar todas as pessoas de meu município, e estarei aqui fazendo meu papel com alegria com toda certeza”, disse.
O lançamento da campanha em Porto dos Gaúchos foi acompanhado pelo prefeito Vanderlei de Abreu, pelo secretário municipal de Saúde Nolar Soares e vários servidores da linha de frente de combate à covid no município.
Para o prefeito o momento é histórico, e a vacina chega pra dar esperança; “É um grande dia pra Porto dos Gaúchos, essa vacina nos traz esperança de um dia podermos todos voltar a viver normal como era antes dessa pandemia. A primeira vacinada foi a Rose, e na próxima etapa mais profissionais da saúde serão vacinados, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, até chegarmos a toda população de Porto dos Gaúchos”, destacou Vanderlei.
Para que a pessoa seja considerada imunizada, ela receber as duas doses da vacina, sendo que a segunda dose deve acontecer 28 dias após a aplicação da primeira dose. O secretário de Saúde Nolar Soares disse que não tem prazo definido para que chegue à próxima remessa de vacinas contra a covid no município, e informou que nesta primeira fase de vacinação o município recebeu 110 doses que serão aplicadas inicialmente em 54 profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, e que as próximas doses ainda serão destinadas a servidores da saúde que soma ao todo pelo menos 113 servidores em atividade.
“Todos os critérios serão seguidos por determinação do Ministério da Saúde. Neste primeiro momento serão 54 profissionais, porém estendemos abraços a todos os profissionais que serão vacinados no segundo momento de vacinação e quero parabenizar todos de forma geral, que estiveram no momento mais difícil atendendo a quem mais precisa no momento da doença. Emocionante poder participar desse momento em que todos buscamos uma perspectiva de vida neste momento de um problema tão sério que acomete o Brasil e o mundo como um todo”, disse Nolar.
Fases do Plano de Vacinação:
1ª fase
Trabalhadores da saúde
Pessoas com 60+ institucionalizado
Indígenas aldeados
2ª fase
Pessoas de 80 e mais
Pessoas de 75 a 79 anos
Pessoas de 70 a 74 anos
Pessoas de 65 a 69 anos
Pessoas de 60 a 64 anos
3ª fase
Pessoas com comorbidades
4ª fase
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamentos
Pessoas privadas de liberdades
Funcionários do sistema prisional
Ouça áudio…