A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e outros dois parlamentares compõe lista tríplice do Conselho de Ética da Câmara, em que um deles será escolhido para relatar a Representação (REP) 8/2021, por quebra de decoro contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Silveira está preso desde o dia 16 de fevereiro, por ter proferido ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e contra a Democracia.
O nome de Rosa Neide como possível relatora da REP 8/2021 foi anunciado na terça-feira (02), em reunião do Conselho. A Representação foi apresentada pelos partidos: Rede, Psol e PSB. As siglas pedem a perda de mandato do deputado por ameaçar manifestantes contrários ao governo Bolsonaro, em vídeo divulgado nas redes sociais.
A listra tríplice de possíveis relatores também conta com os deputados Dra. Vanda Milani (Solidariedade-AC) e Carlos Sampaio (PSDB-SP).
Outros processos
Outra Representação apresentada contra Silveira, a REP 17/2019 teve continuidade na reunião da terça-feira no Conselho. O relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), leu voto que recomenda a continuidade do processo no colegiado.
A REP 17 foi apresentada pelo próprio partido de Silveira, o PSL que o acusa de gravar ilegalmente uma reunião do partido ocorrida em outubro de 2019.
Pelas ameaças ao STF e à Democracia (motivo de sua prisão), o deputado Daniel Silveira responde à REP 1/2021, cujo relator é o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), e o momento do processo é de prazo para apresentação da defesa escrita do representado. (Com informações da Agência Câmara)
Fonte: Volney Albano/Assessoria de Imprensa