A obra de construção da ponte de concreto sobre o Rio Arinos, na rodovia MT-220 em Porto dos Gaúchos segue em ritmo acelerado, e deve ser concluída ate o final de agosto, conforme informou o prefeito Vanderlei de Abreu.
Nesta semana, a obra entrou na reta final da fase de colocação das vigas de sustentação. As primeiras vigas foram colocadas no início de março deste ano.
A ponte que terá uma extensão total de 305 metros, deve ficar pronta ainda este ano de 2021. A estrutura da ponte e sua grandeza impressionam. Foram utilizados 22 tubulões de ar comprimido para a execução dos serviços de fundação da ponte, que conta ainda com 11 apoios e 10 vãos de laje para sua sustentação.
A ponte é fundamental para interligar a MT-220 até as MTs 325 e 170, respectivamente, proporcionando desenvolvimento econômico dos municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã, que compõem a região do Vale do Arinos.
É sonho antigo que vai se tornando realidade. O local foi servido por décadas por travessia via balsa. Depois, nos anos 90, foi construída uma ponte de madeira que constantemente necessita de reforma devido ao fluxo de trafego que passa pelo local.
Em 2020 foi iniciada a obra da ponte de concreto, que inicialmente teve prazo estipulado de ser concluída em 01 ou 02 anos, ao custo de um investimento inicial de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais).
Parte do recurso para a obra, R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), é oriundo de destinação de emenda parlamentar do deputado federal Neri Geller e o restante é recurso do governo do estado.
A prefeitura do município de Porto dos Gaúchos entrou com contrapartida na obra, fazendo a parte de abertura das cabeceiras e aterro.
Fonte: Porto Noticias