A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta quarta-feira (09), de audiência no Conselho de Ética da Câmara, onde fez a inquirição do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que responde a representação por quebra de decoro parlamentar. Rosa Neide é relatora de processo contra o deputado.
A parlamentar também fez a inquirição da testemunha, Elitusalém Gomes de Freitas, arrolada pelo representado. A relatora fez perguntas à testemunha. Silveira e seu advogado, Jean Garcia, também fizeram perguntas.
Na audiência presidida pelo deputado Paulo Azi (DEM-BA), o advogado de defesa e os deputados Léo de Brito (PT-AC) e Ivan Valente (PSOL-SP) também fizeram perguntas ao deputado Daniel Silveira.
Esse processo, cujo deputada relata, foi aberto no Conselho a partir da Representação nº 08/21, apresentada pelos partidos: Rede Sustentabilidade (Rede), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Na representação, os partidos denunciaram o deputado por ter postado vídeo nas redes sociais, em 2019, com ameaças a manifestantes contrários ao governo Jair Bolsonaro (Sem partido), identificados como antifascistas.
A pedido da relatora, o vídeo foi apresentado na sessão. Ao final da oitiva desta quarta-feira, Professora Rosa Neide declarou encerrada a fase de instrução processual. A parlamentar conta agora com 10 dias úteis para apresentar se relatório.
Volney Albano/Assessoria