Pesquisa Eleitoral realizada pelo instituto Percent Brasil entre os dias 01 e 06 de junho revela que o deputado federal Emanuelzinho (MDB) lidera a corrida pelas oito cadeiras da Câmara reservadas a Mato Grosso. O filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, também do MDB, aparece com 4,5% das intenções de voto na modalidade espontânea.
Logo depois surgem os bolsonaristas do Partido Liberal, Nelson Barbudo, com 3,3%, e José Medeiros, com 2%. Os três buscam a reeleição. A pesquisa entrevistou 812 pessoas em cinco regiões mato-grossenses. A margem de erro é de 3,44%, para mais ou para menos. Os indecisos ou que não souberam responder correspondem a 58,2%.
Na modalidade espontânea é comum as pessoas citarem nomes que não estão na lista de pré-candidatos dos partidos aos cargos pesquisados, como ocorre no quadro abaixo, com a aparição de Janaina Riva (MDB), deputada estadual, e Jayme Campos (União Brasil), por exemplo. Janaina é pré-candidata à reeleição para a Assembleia Legislativa, onde quer disputar a presidência da Mesa Diretora. Jayme, por sua vez, ainda tem mais quatro anos de mandato como senador.
Em quarto lugar no ranking está o deputado federal Dr. Leonardo, recém-filiado ao Republicanos. E em quinto a deputada federal Rosa Neide (PT).
O deputado estadual Ulysses Moraes (PL) e o ex-comandante da PM de Mato Grosso, Coronel Assis (União Brasil), também pontuam na pesquisa, à frente de nomes como Juarez Costa, que tem mandato de federal pelo MDB, assim como o cacique do partido, Carlos Bezerra, e o deputado federal Neri Geller (PP). Os últimos três estão entre os nomes lembrados espontaneamente, mas com menos de 0,5% das intenções de voto.
Geller, no entanto, tenta articular e consolidar uma candidatura ao Senado. Na pesquisa, ele aparece com 13,9%, atrás do senador Wellington Fagundes (PL), que busca a reeleição e tem, no momento, 31,1% das intenções de voto.
Fonte: Renan Marcel/RD News